Smurfit Kappa colabora com Scania para criar uma solução de embalagem sustentável

Smurfit Kappa colabora com Scania para criar uma solução de embalagem sustentável

Categoria Advisor, Empresas

A Smurfit Kappa, líder do setor da embalagem de papel e cartão canelado, colaborou com o fornecedor global de transporte Scania para substituir alguns dos materiais utilizados na sua cadeia de fornecimento por soluções de embalagem fabricadas em papel e 100% sustentáveis. Concretamente, trabalhou com a Divisão “Scania Parts Logistics”, responsável pela distribuição de todas as peças da marca, que conta com uma complexa cadeia de fornecimento, pela qual passam muitos produtos de diferentes tamanhos, alguns dos quais de particular fragilidade.

A Scania tinha necessidade de embalar janelas de camiões de uma forma mais otimizada e sustentável, já que, até agora, eram transportadas utilizando quatro materiais diferentes, entre os quais paletes de madeira e poliestireno expandido (Expanded Polystyrene, EPS).

Para criar a solução que melhor se adequasse a todas estas peculiaridades, a Smurfit Kappa utilizou o seu serviço SupplySmart que reviu cada aspecto da cadeia de fornecimento da Scania. Posteriormente, comparou esta análise com os dados recolhidos de mais de 60 000 cadeias de fornecimento para identificar as áreas onde se poderiam realizar alterações sustentáveis.

A proposta inovadora apresentada pela Smurfit Kappa substituía o interior de EPS e a palete de madeira por uma embalagem em favo de mel, um material de papel completamente sustentável. Desta forma, passou-se de uma solução formada por múltiplos materiais para outra fabricada com um único material, o que ainda reduziu o espaço de armazenamento em 50%, representando uma importante poupança nos custos de transporte da Scania.

Brechtel Coox, engenheiro de embalagens da Scania Parts Logistics, assegurou que “depois de uma revisão exaustiva do complexo relatório que lhe apresentamos, a Smurfit Kappa conseguiu oferecer-nos uma solução engenhosa que superou todas as nossas expetativas”. É que “a Scania Parts Logistics depende de uma cadeia de fornecimento otimizada para poder garantir aos nossos clientes um serviço da máxima qualidade”, acrescentou o diretor.

Por sua vez, Erik Bunge, CEO da Smurfit Kappa Corrugated Benelux, afirmou que “este projeto foi o resultado de um processo de colaboração entre a Smurfit Kappa e a Scania Parts Logistics. O nosso ponto de partida foi analisar como podíamos otimizar a sua cadeia de fornecimento em termos de tempo, custos e sustentabilidade. A solução de papel que apresentamos, aliando as capacidades de produção do cartão canelado e o favo de mel, é sólida e permite-nos oferecer um serviço inovador e fiável ao nosso valioso parceiro Scania”.