Smurfit Kappa reduz em 50% os custos da Cobopa com uma solução de embalagem inovadora

Smurfit Kappa reduz em 50% os custos da Cobopa com uma solução de embalagem inovadora

Categoria Advisor, Empresas

A Cobopa, empresa especializada no fabrico e distribuição de pão pré-cozido e pastelaria congelada pertencente ao Grupo Panstar, confiou na Smurfit Kappa para melhorar a sua cadeia de fornecimento e imagem no linear. De acordo com a nota enviada pela Smurfit Kappa foi “um desafio em que ambas as empresas trabalharam de forma conjunta para conseguir a solução mais adequada às necessidades do líder espanhol de panificação”, que procurava a máxima eficiência de custos, sem que tal afetasse a produtividade ou a sua cadeia de fornecimento, e uma maior visibilidade dos seus produtos no ponto de venda, com o objetivo de aumentar as vendas por impulso e oferecer valor acrescentado aos seus clientes.

O Grupo Panstar utilizava a embalagem standard americana FEFCO 0201s, a mais comum no transporte de mercadorias, para o seu negócio principal: pão congelado e produtos de padaria. Como tal, decidiu procurar um parceiro que lhe proporcionasse uma solução que oferecesse o equilíbrio perfeito entre custos e produtividade, mas que também o ajudasse a melhorar a sua perceção de marca no ponto de venda.

A Smurfit Kappa trabalhou em estreita colaboração com a equipa de marketing do cliente para desenvolver e testar várias soluções, criadas graças às suas exclusivas ferramentas Innotools, concretamente PackExpert e Paper to Box, com as quais pôde desenvolver várias propostas de embalagem que asseguravam a máxima eficiência de custos sem colocar em risco a produtividade da cadeia de fornecimento da Cobopa.

De todas essas propostas, a solução ideal foi uma caixa de cartão canelado de uma peça com uma lâmina PET integrada, que reunia todos os requisitos de produtividade na linha de embalagem e permitia aos consumidores identificar o produto de forma rápida e simples no linear. Esta solução permitiu à Cobopa diminuir os custos de logística e armazenamento em 50%, reduzir o tempo de empacotamento na linha de produção em 40% e aumentar consideravelmente a perceção da sua marca.

Estes benefícios dão resposta aos três pilares básicos do Grupo Panstar, que passam por apostar nas últimas tecnologias para conseguir a máxima eficiência em todos os seus processos para satisfazer os clientes, ter uma atitude positiva face à mudança para melhorar a sua forma de trabalhar e contar sempre com uma elevada qualidade constante, bem como a máxima garantia de segurança alimentar para os seus produtos.