Sociedade Ponto Verde dá dicas para um Natal mais amigo do ambiente

Sociedade Ponto Verde dá dicas para um Natal mais amigo do ambiente

Chegou a altura mais mágica do ano e com ela chegam também as luzes, as decorações e as mesas recheadas de iguarias passadas de geração em geração. O Natal é uma época para revermos os nossos amigos e familiares e mostrarmos o quanto estes são importantes para nós. No entanto, a Sociedade Ponto Verde alerta para que no meio de tanta azáfama, “proteger o planeta não pode ficar esquecido!” Por isso, para que este ano possa ter um Natal mais ecológico e amigo do ambiente, a Sociedade Ponto Verde reuniu dicas muito simples, fáceis e divertidas para pôr em prática: “transforme ideais em gestos reais”.

  • Uma casa natalícia

Para entrar no espírito natalício a 100%, a casa tem de estar a condizer! Reutilizar as decorações do ano passado é uma excelente ideia, até porque muitas guardam já memórias que valem a pena recordar. Mas se preferir mudar a decoração, então que tal fazer uma troca com amigos e familiares? Assim terá uma decoração nova, económica e amiga do ambiente.

  • As luzes de natal

Uma árvore de Natal só fica completa com luzes. Brancas, amarelas, às cores ou com música. É um pormenor que faz toda a diferença, mas que representa um grande gasto de energia. Por isso, este ano aproveite para renovar as suas luzes e opte por umas LED. Sabia que as lâmpadas LED podem poupar até cerca de 80% da energia comparadas com as outras?

  • Dê largas à imaginação

Com os materiais que tiver por casa, como jornais, revistas e restos de papel de embrulho de natais passados, dê largas à imaginação e faça embrulhos e postais originais que vão certamente ser o centro das atenções. Se precisar de inspiração, existem inúmeros sites com ótimas ideias! Se preferir um embrulho mais tradicional, então opte por embrulhos feitos de papel reciclado.

  • Na hora de ir às compras

Quando chegar a hora de ir às compras, desloque-se até lá de bicicleta ou de transportes. Assim faz exercício e ainda consegue escapar ao trânsito! Leve também um saco para trazer as compras, evitando o desperdício de mais sacos.

  • À mesa

À mesa também é possível pensar no ambiente, comece por fazer uma lista apenas daquilo que é mesmo necessário e preste atenção às quantidades. Afinal, quem é que gosta de comer a mesma coisa vários dias seguidos ou acabar por deitar fora aquelas broas que se arrastam há dias em cima da mesa

  • E depois da meia noite?

Depois das prendas abertas, lembre os miúdos e graúdos de não se esquecerem de aproveitar os papéis de embrulho que estiverem bons. Estes vão dar jeito para as próximas sessões de pintura e colagens lá em casa ou mesmo para o próximo Natal. O papel que já não conseguir aproveitar, já sabe o que fazer: encaminhe para o ecoponto azul.

  • Dê as boas vindas ao ano novo

Depois do Natal, os festejos continuam com a noite de Reveillon. Em casa entre amigos ou em festa na rua, garanta que qualquer embalagem consumida é devidamente separada. Todas as garrafas de champanhe abertas à meia noite, se colocadas no vidrão, poderão facilmente ser as garrafas do próximo ano!