Sociedade Ponto Verde ganha Menção Honrosa com a Missão Reciclar

Sociedade Ponto Verde ganha Menção Honrosa com a Missão Reciclar

A Sociedade Ponto Verde foi distinguida com uma Menção Honrosa pela iniciativa “Missão Reciclar”, no âmbito dos Green Project Awards, na categoria Iniciativa de Mobilização. A Missão Reciclar percorreu 16 distritos, 148 municípios, visitou 1.6 milhões de lares, fez 311 mil contactos e ofereceu 261 mil ecopontos domésticos.

“É com muita satisfação que a Sociedade Ponto Verde vê esta iniciativa premiada. Podemos dizer que foi a maior ação de sensibilização de marketing direto alguma vez realizada em Portugal para a reciclagem de resíduos de embalagens. Esta ação teve como mote um estudo que constatou que 90% dos lares com ecoponto doméstico já faziam separação total, o que demonstra que, só pela sua presença, um ecoponto doméstico é um elemento motivador. Com este tipo de iniciativa da SPV podemos dizer que hoje, 7 em 10 lares, já faz a separação das suas embalagens”, sublinhou Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

A Missão Reciclar teve como objetivo “continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem”. Partindo deste pressuposto, a Sociedade Ponto Verde teve equipas no terreno a bater à porta de 1,6 milhões de lares portugueses, de norte a sul do País, entregando, a quem desejasse, um ecoponto doméstico como motivador para converter todos os que ainda não reciclavam ou que apenas separavam uma parte das suas embalagens, em separadores totais (aqueles que separam todos os tipos de embalagens) e clarificando as regras de reciclagem a todos os que já o faziam.

À categoria Iniciativa de Mobilização podiam concorrer campanhas, ações e outras iniciativas de mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de iniciativas que tenham produzido impacto na comunidade e que pretendam sensibilizar, informar e despertar a sociedade para o futuro sustentável.