Sociedade Ponto Verde integra aliança entre entidades gestoras europeias

Sociedade Ponto Verde integra aliança entre entidades gestoras europeias

Categoria Ambiente, Resíduos

A Sociedade Ponto Verde (SPV) juntamente com outras entidades gestoras de resíduos europeias constituíram a PROsPA (Producer Responsibility Organisations Packaging Alliance). Esta aliança promove a partilha de informação e experiência entre realidades muitas vezes distintas, mas com um objetivo em comum, “prestar um serviço aos seus clientes ao custo mais sustentável no que respeita às embalagens e resíduos de embalagem, promovendo os princípios da economia circular”, lê-se em comunicado.

As entidades da aliança operam em contextos tão diversos como com e sem concorrência, com e sem fins lucrativos, detidas ou não pela indústria e com diferentes âmbitos de gestão de resíduos.

A Sociedade Ponto Verde acredita que a “diversidade de modelos operacionais entre os seus congéneres europeus constitui um trunfo na procura das melhores soluções para um planeta mais sustentável”.

Para além da SPV, a PROsPA é também constituída pela ARA (Áustria), Citeo (França), Der Grüne Punkt (Alemanha), Repak (Irlanda), Rekopol (Polónia) e Valpak (Reino Unido), e tem como principais objetivos: contribuir ativamente para a maximização da eficiência na utilização de recursos em embalagens; fornecer soluções que permitam alcançar metas, e os benefícios ambientais que lhe estão associados, a um custo sustentável e de acordo com os interesses dos membros e clientes das entidades gestoras que constituem a aliança; alinhar as entidades em aspetos chave do setor reconhecendo a diversidade de modelos de implementação nos diferentes estados membros e promover o intercâmbio e a cooperação ao longo da cadeia de valor das embalagens.

Com o objetivo de servir todos os clientes na prossecução dos seus objetivos, a PROsPA disponibiliza de um website, abrindo assim “um canal de comunicação e informação”.