Sonae Arauco destaca-se no top 5% mundial pela sustentabilidade empresarial

O Grupo Sonae Arauco foi distinguido a nível mundial pelas suas práticas de negócio responsáveis. Segundo a Ecovadis, a empresa integra o top 5% das empresas mais responsáveis a nível global, tendo recebido a Medalha de Ouro (“Gold Medal”) em reconhecimento do seu desempenho e compromisso contínuo com as melhores práticas empresariais.

Edite Barbosa, Chief Corporate Officer da Sonae Arauco, afirma que “a Medalha de Ouro da EcoVadis é a confirmação de que estamos a preparar a empresa para o futuro, com as bases certas. Esta distinção fortalece o nosso sistema de gestão global e a nossa crença na excelência operacional, bem como reforça ainda mais o nosso compromisso com práticas de negócio responsáveis. Com um caminho claro e o empenho das nossas pessoas e parceiros, foi possível alcançar um desempenho positivo nos indicadores ESG e obter este reconhecimento internacional”.

Assim, o reconhecimento reflete os compromissos claros e o foco de longo prazo da empresa nas melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance), reconhecendo também o novo sistema global de gestão, que articula de forma integrada, estratégia, políticas e operações. A empresa tem uma política integrada SEQEn (Segurança, Ambiente, Qualidade e Energia) robusta e políticas específicas nas áreas de Trabalho e Direitos Humanos, Compras Sustentáveis e Ética Empresarial, alicerçadas nas melhores práticas internacionais, bem como um Código de Conduta para Fornecedores, alargando, desta forma, os seus compromissos a toda a cadeia de valor.

Na área do Trabalho e Direitos Humanos, os compromissos incluem, entre outros, o cumprimento integral dos direitos fundamentais, nomeadamente a proibição rigorosa do trabalho infantil e do trabalho forçado, bem como uma política de tolerância zero em relação à discriminação e ao assédio.

Na Segurança, os objetivos incluem, entre outros, a meta de alcançar o Safety KPI (indicador global que relaciona taxas de frequência e severidade) ≤100 até 2027, em linha com uma política de prevenção, eliminação e mitigação de acidentes, bem como a qualificação de 100% dos fornecedores críticos em Ambiente, Saúde e Segurança até ao final de 2026.

Na área do Ambiente, destacam-se objetivos como a redução do consumo específico de água em 5% até 2026 e o aumento da recolha e reciclagem pós-consumo em ≥5% até 2027. Para além destes indicadores, estão a ser implementadas práticas com vista à redução global da geração de resíduos.

No domínio da Energia e Clima, os compromissos passam, por exemplo, pela redução das emissões dos âmbitos 1 e 2 em pelo menos 58,8% até 2033, face a 2019, e por uma aposta em melhorias sólidas no âmbito da eficiência energética.

Adicionalmente, em matéria de Compras Sustentáveis, até ao final de 2026 a Sonae Arauco está comprometida com a formação de 100% dos compradores sobre a Política e o Código de Conduta para Fornecedores, bem como a assinatura do Código de Conduta por 100% dos potenciais fornecedores de alto risco até 2026.

Os progressos em todas as áreas serão reportados anualmente no Relatório de Gestão e, pela primeira vez este ano, também no Relatório de Sustentabilidade da empresa.