Sonae Sierra lança campanha para reduzir consumos de energia nos centros que gere em Portugal

A Sonae Sierra acaba de lançar um nova campanha “Energia Positiva” com o mote “Nós pouco notamos, mas o planeta sim.”, tendo como objetivo reforçar a redução do consumo de energia, que face a 2019 já conta com uma “redução de 22%” nos ativos geridos em Portugal.

Entre as medidas tomadas nos últimos anos para aumentar a eficiência energética dos centros comerciais geridos pela Sierra, estão a “instalação de iluminação de elevada eficiência”; a “otimização dos horários de funcionamento da iluminação e dos equipamentos”; e a “gestão eficaz dos sistemas de ar condicionado, através da maximização da ventilação natural e da reutilização de recursos já instalados”. Num comunicado, a gestora de centros comerciais assegura que “todas as medidas foram tomadas garantindo o conforto e a segurança de visitantes e lojistas”.

Também, durante a época natalícia, serão adotadas algumas medidas no que respeita à iluminação, como a “redução da quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e manter-se-ão as luzes apagadas durante o horário diurno até às 18:00”.

“Na Sierra, a otimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos. Deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do setor energético. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje, e com a compreensão e contribuição dos nossos lojistas e visitantes mantemos a ambição de fazer mais e melhor”, declara Cristina Santos, diretora executiva da área de Property Management da Sierra.

A campanha lançada pela Sierra explica de forma simples as medidas adotadas, sendo elas a “redução do consumo energético do ar condicionado”, a “redução da iluminação no centro após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego”, bem como a “redução da iluminação decorativa”.

Em todos os centros geridos pela Sierra, a otimização contínua de recursos é feita com o apoio de um sistema centralizado de gestão do edifício (BMS – Building Management System). Recorrendo a inteligência artificial, este sistema permite a operação automatizada e contínua dos sistemas e equipamentos – como iluminação, ar condicionado, ventilação, elevadores ou escada rolantes –, de acordo com os fatores e parâmetros previamente especificados pelas equipas.

Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado 12,3 milhões de euros em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.

De acordo com a empresa, desde 2002, o consumo de eletricidade dos centros geridos pela Sierra reduziu 66%. O consumo de água diminuiu 41% desde 2003 e a percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%. A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005.

A Sierra desenvolveu também o programa de eficiência energética Bright, que possibilitou identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012 e gerar uma poupança potencial de mais de 7 milhões de euros ao ano.