Sonda da NASA aterra com sucesso em Marte e painéis solares já funcionam

Sonda da NASA aterra com sucesso em Marte e painéis solares já funcionam

A sonda InSight aterrou ontem em solo marciano, de acordo com a informação publicada no website da agência espacial norte-americana. A sua missão é de estudar o interior do planeta vermelho.

De acordo com a NASA, os controladores da missão receberam um sinal da sonda InSight perto das 14:00 horas na Califórnia (20:00 horas em Lisboa). Nas próximas horas, os engenheiros do Jet Propulsory Laboratory da agência espacial norte-americana vão avaliar o estado de conservação do engenho.

A sonda já enviou sinais para a Terra indicando que os seus painéis solares estão abertos e a recolher luz solar na superfície marciana, transmitidos pelo satélite Mars Odyssey da NASA. A utilização dos painéis solares permite ao veículo espacial recarregar as suas baterias todos os dias.

A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar pistas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.

A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a “Elysium Planitia”.

A sonda, equipada com instrumentos geológicos, aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio. Lançada no espaço a 5 de maio, a InSight é a segunda missão robotizada da NASA em Marte depois da Curiosity, a explorar a superfície do planeta desde 2012.