Sonnedix inaugura no Norte de Portugal o seu maior projeto de energia renovável

A Sonnedix acaba de inaugurar o projeto Douro, o maior projeto solar fotovoltaico da empresa na Europa até à data, localizado no concelho de Tarouca, distrito de Viseu.

Com uma capacidade instalada de 150 MW, o Projeto Douro é ilustrativo da escala dos projetos que a Sonnedix desenvolve. A empresa está a trabalhar ativamente com as autoridades locais na hibridação do projeto com sistemas de armazenamento (BESS) e eólica, graças ao seu ponto de conexão na subestação de Valdigem. Esse desenvolvimento está alinhado com o foco da empresa em fornecer soluções de energia renovável personalizadas e adaptadas às necessidades de cada cliente.

Agora concluído, o projeto Sonnedix Douro irá gerar aproximadamente 230 GWh de energia limpa, capaz de abastecer 76.000 lares portugueses e evitar a emissão de 82.000 toneladas métricas de CO2e anualmente.

Foi assinado com a Equinix, a empresa global de infraestruturas digitais, um contrato de compra de energia (PPA) de 10 anos. Com a elevada procura de eletricidade dos data centers, que se prevê que mais do que duplique até 2030, o projeto Douro desempenhará um papel fundamental no fornecimento de energia limpa, fiável e acessível para as operações da Equinix, ajudando a satisfazer as necessidades do crescente setor tecnológico, enquanto apoia as metas de descarbonização.

A inauguração acontece num momento de rápida expansão para a empresa na Península Ibérica. A Sonnedix ampliou a sua presença em Portugal, desenvolvendo mais de 400 MW de capacidade controlada. Com mais 200 MW em construção no país, a empresa está a capitalizar a sua experiência e sinergias em toda a Península Ibérica, onde possui um total de 1,7 GW, para duplicar sua capacidade operacional em Portugal até o final do ano.

Carlos Guinand, presidente executivo da Sonnedix, afirmou que “a inauguração do projeto Douro é um momento decisivo para a Sonnedix, tanto em Portugal como na nossa estratégia de crescimento europeia. Menos de dois anos após o início da construção, colocámos em funcionamento o nosso maior projeto solar na Europa, demonstrando a rapidez com que podemos entregar em escala. Este marco refere-se também à nossa capacidade de fornecer soluções personalizadas de energia renovável através de parcerias de longo prazo; o nosso PPA de 10 anos com a Equinix, um dos líderes mundiais em infraestruturas digitais, sinaliza o interesse contínuo pelas energias renováveis, especialmente para alimentar a nova economia digital e os data centers. Acordos como este são essenciais para tornar a transição energética uma realidade”.

Também Beatriz Llorente Blanco, Head of Growth da Península Ibérica, disse que “este projeto é um passo significativo na crescente presença da Sonnedix em Portugal. É o resultado de uma forte colaboração com parceiros e autoridades locais e reflete o nosso compromisso a longo prazo com o desenvolvimento, a propriedade e a operação de projetos de energia renovável de classe mundial. Orgulhamo-nos de fazer parte da transição energética de Portugal e estamos entusiasmados com a jornada que estamos a percorrer rumo a um futuro mais limpo”.

Do outro lado, Carlos Paulino, Diretor Geral da Equinix em Portugal, comentou: “temos orgulho em participar no apoio ao maior projeto europeu até hoje na região do Douro. O Projeto Douro representa um marco, não apenas para a Equinix, mas para o setor de energias renováveis em Portugal, como um todo. Com a sua escala e impacto impressionantes, este projeto solar reforça o compromisso do país com a energia limpa, ao mesmo tempo em que responde à crescente procura por infraestrutura digital sustentável. Através da nossa parceria com a Sonnedix, garantimos que a Equinix desempenhe um papel central no apoio a soluções de energia renovável, apoiando tanto o futuro tecnológico de Portugal como os nossos esforços de descarbonização”.