Sotkon assinala 30 anos com nova solução para a gestão inteligente de resíduos urbanos
A Sotkon-Waste Systems assinala três décadas dedicadas à inovação, sustentabilidade e crescimento internacional, criando uma solução tecnológica para a gestão do setor dos resíduos. A empresa conta com aproximadamente 40 mil contentores distribuídos por cerca de 20 países, em quatro continentes.
Mas agora apresenta uma nova solução: Sotkis P(L)AYT (Pay Less As You Throw), que é capaz de agregar os princípios PAYT (Pay As You Throw), RAYT (Reward As You Throw) e SAYT (Save As You Throw), e fomentar uma maior colaboração entre os utilizadores, os municípios e as empresas.
Por meio de mecanismos de gamificação, em parceria com sistemas de recompensa e inteligência artificial, a plataforma incentiva comportamentos participativos e responsáveis por parte dos cidadãos e permite aos municípios desenvolver políticas públicas baseadas em dados reais, com impacto direto na redução de resíduos em aterros e no aumento das taxas de reciclagem.
Ao permitir às autarquias recolher e analisar dados em tempo real, com o apoio de algoritmos de inteligência artificial, o Sotkis P(L)AYT aumenta a capacidade de monitorização, permitindocompreender melhor os hábitos dos cidadãos e ajustar as respostas às suas necessidades, contribuindo para políticas públicas mais eficazes, que aumentam as taxas de reciclagem e reduzem os resíduos enviados para aterro.
“A nossa experiência acumulada ao longo de 30 anos, aliada à base sólida que mantemos em Portugal, integrada na Nors, permite-nos continuar a inovar com confiança. O lançamento do SotkisP(L)AYT é mais um passo nesse caminho: uma solução que reforça a nossa missão de apoiar as cidades na gestão inteligente dos resíduos. Sabemos que muitos países ainda estão longe das metas europeias, e é por isso que desenvolvemos tecnologia capaz de monitorizar comportamentos, envolver os cidadãos e apoiar os decisores públicos com dados reais. É assim que queremos continuar a fazer a diferença — com soluções que ligam tecnologia, sustentabilidade e impacto social”, afirma João Portela, CEO da Sotkon.
“Trabalhamos o presente com os olhos postos no futuro. A nossa estratégia para os próximos anos passa por consolidar o que já alcançámos e expandir, com ambição, para novas geografias, especialmente na União Europeia. Continuaremos fiéis à nossa missão: desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que respondam às exigências das cidades modernas. Com uma cultura de inconformismo e adaptação, queremos estar cada vez mais próximos dos desafios reais, apoiando os decisores públicos com tecnologia que transforma dados em ação e que contribui para uma gestão de resíduos mais eficiente e responsável,” reforça o gestor.