No seguimento da realização do concurso público internacional, lançado a 30 de julho, para a aquisição de 50 viaturas articuladas (mais 10 em opção) para transporte de passageiros, a STCP informa que foi publicada, esta sexta-feira, na Plataforma Vortal, a adjudicação à proposta apresentada pelo concorrente UBSI Europa.
O valor global do contrato adjudicado é de cerca de 21 milhões de euros e diz respeito a 50 viaturas movidas a gás natural ou biometano. Caso a STCP decida avançar com a opção para aquisição de mais 10, o valor final de contrato passa a 25 milhões.
A entrega das 50 novas viaturas (tipologia articulados de 18 metros) irá ocorrer, faseadamente, entre o final do ano de 2026 e o primeiro trimestre de 2027.
Estes novos autocarros vêm substituir os atuais 49 articulados (20 a diesel e 29 a Gás Natural Comprimido), prosseguindo com o plano de investimento definido pelos acionistas. Esta renovação da frota permitirá assegurar uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico.






































