No âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar os autocarros com motor a combustão, a STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) lançou, na última quinta-feira, 5 de junho, um concurso público internacional para a aquisição de mais 30 autocarros standard 100% elétricos e a instalação de uma Estação de Carregamento Elétrico, com 15 postos de carregamento duplos.
Esta aquisição, num investimento de 12 milhões e 900 mil euros, permitirá à STCP continuar a reforçar a prestação de um serviço público mais eficiente, sustentável e economicamente responsável.
O novo concurso surge na sequência do procedimento lançado em janeiro deste ano que ficou deserto devido à ausência de propostas válidas. Mantém-se, no entanto, o mesmo objetivo estratégico: eliminar progressivamente os autocarros com motor a combustão, contribuindo para o plano de renovação da frota e para a política de descarbonização atualmente em curso.
A chegada dos 30 novos autocarros elétricos da STCP — veículos standard de 12 metros, com autonomia mínima de 320 km — está prevista para o final do primeiro trimestre de 2026. Os novos 30 autocarros juntam-se aos 68 autocarros elétricos já a circular e aos 28 (20 standard e 8 midis) que chegarão ainda em 2025.
Em 2026, a STCP passará a contar com um total de 126 viaturas 100% elétricas em circulação, reforçando o seu compromisso com a mobilidade sustentável. Atualmente, a frota da STCP é composta por 444 veículos, dos quais 75% são movidos a gás natural, 15% são livres de emissões e os restantes 10% utilizam diesel.
A nova estação de carregamento será instalada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP.
As propostas devem ser apresentadas até às 17 horas do dia 3 de julho.