A STCP deu esta quinta-feira um novo passo na transição energética com a entrada em operação de 20 novos autocarros 100% elétricos, reforçando a sua estratégia de mobilidade com zero emissões.
Pela primeira vez desde o processo de intermunicipalização da STCP, concretizado em 2021, esta aquisição foi totalmente financiada pelos seis municípios acionistas – Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar. O investimento global de 8,6 milhões de euros reforça o compromisso conjunto das autarquias na construção de um transporte público cada vez mais sustentável, moderno e alinhado com os desafios ambientais.
Com a integração destas novas viaturas de dimensões standard, a frota da STCP passa a contar com 88 veículos livres de emissões, representando já 20% do total da frota operacional. A restante frota é composta por veículos a gás natural (70%) e a diesel (10%).
Até ao final de 2026, a STCP tem em carteira a chegada de mais 38 autocarros elétricos (30 viaturas standard e 8 mídis), permitindo que até ao final do ano, a STCP disponha de 126 autocarros elétricos, correspondentes a cerca de 30% da frota total.
As 20 novas viaturas ficarão na Estação de Recolha da Via Norte e vêm substituir 20 autocarros em final de vida útil, que serão abatidos, contribuindo para a renovação e modernização da frota.
Fabricados pela Caetano Bus, os novos autocarros incorporam novas tecnologias a bordo, garantindo maior conforto e segurança tanto para os passageiros, como para os motoristas. Entre as principais caraterísticas destacam-se:
- Sistema “olho de falcão”, que proporciona ao motorista uma visão panorâmica 360º do exterior de veículo e do espaço interior;
- Redução dos níveis de ruído, melhorando a experiência de viagem;
- Maior eficiência energética, com uma autonomia superior a 400 quilómetros;
- Design e tecnologia renovados, refletindo a aposta contínua da STCP na modernização do serviço.
Esta renovação constitui um dos pilares da estratégia de descarbonização da STCP que tem como objetivo a substituição gradual de todos os veículos a diesel até 2028. É também um compromisso renovado com o bem-estar das pessoas e com a sustentabilidade das cidades, garantindo um serviço público de qualidade e um futuro mais verde para as próximas gerações.





































