STCP lança concurso internacional para aquisição de 20 autocarros 100% elétricos

A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) lançou, esta segunda-feira, um concurso público internacional para adquirir mais 20 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricos e ainda a instalação de uma Estação de Carregamento Elétrico, composta por 10 carregadores duplos.

Isto surge no âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar até 2027 os autocarros com motor a combustão.

O investimento será de 8,6 milhões de euros e está destinado à substituição de viaturas em fim de vida por veículos 100% elétricos e que permitirá à empresa de transportes públicos coletivos de passageiros da área Metropolitana do Porto a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, contribuindo ativamente para uma economia com baixas emissões de carbono.

Para a presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, “estas novas viaturas vêm, não só, renovar a frota com viaturas modernas e 100% livres de emissões, mas reforçar o compromisso da STCP em direção à descarbonização da operação e na vontade de contribuir ativamente para a qualidade de vida das populações dos concelhos nos quais operamos”.

Estima-se que a introdução na frota destes 20 autocarros elétricos venha a ocorrer no último quadrimestre de 2024, data a partir da qual o número de autocarros elétricos em operação totalizará as 88 viaturas 100% livre de emissões. Já a nova estação de carregamento será instalada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP.

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal.