Substituição de mais de 20 mil lâmpadas por ópticas LED em Lisboa

by Inês Gromicho | 4 Agosto 2015 10:24

A Galp Energia e a Vivapower iniciaram ontem a substituição de mais de 20 mil lâmpadas convencionais em 8500 semáforos de Lisboa por ópticas LED mais eficientes e com menores consumos energéticos. A Câmara Municipal de Lisboa reduzirá, assim, os consumos de electricidade nos semáforos de toda a cidade de Lisboa em quase 95%, ou seja, uma economia de cerca de 850 mil euros por ano.

O modelo contratual proposto pela Galp Energia e pela Vivapower, que foram selecionadas pela autarquia através de concurso público, prevê que o custo de aquisição e substituição dos novos equipamentos seja integralmente suportado pelo consórcio que constituíram para o efeito, sendo remuneradas pela partilha do valor das economias efectivas proporcionadas ao município de Lisboa, ao longo de um período de 24 meses.

Segundo o vereador José Sá Fernandes, “o projeto reflecte o objectivo de tornar Lisboa uma cidade energeticamente mais eficiente, mas também mais evoluída em matéria de segurança rodoviária, atendendo que a nova tecnologia LED permitirá aumentar a visibilidade nos semáforos”.

Esta acção insere-se na Estratégia de Eficiência Energética da Câmara de Lisboa, desenvolvida pela autarquia e pela Agência de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova. Este modelo enquadra-se no programa de eficiência energética para o sector público Eco.AP, sendo o primeiro contrato de performance energética realizado com uma entidade pública em Portugal.

O processo de substituição das 20 mil lâmpadas deverá estar concluído até ao final do ano.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/substituicao-de-mais-de-20-mil-lampadas-por-oticas-led-em-lisboa/