SunEnergy submete candidatura ao Horizonte 2020

SunEnergy submete candidatura ao Horizonte 2020

Categoria Ambiente, Energia

A SunEnergy, em parceria com um conjunto de empresas e instituições de investigação europeias, submeteu candidatura ao programa Eurostars apoiado pelo programa Horizonte 2020.

A candidatura prevê um montante de co-financiamento “ligeiramente superior a 1 milhão de euros”, sendo que a esmagadora maioria do investimento está ainda por realizar.

O projeto, denominado FlowPowerStorage assenta no desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias de fluxo redox para acumulação de energia produzida a partir de painéis solares fotovoltaicos.

Através de uma maioria eficiência, o consórcio prevê lançar o novo produto no mercado até 2020, prevendo-se no entanto, a instalação de algumas unidades para protótipo para testes no nosso país já em 2018.Raul Santos, responsável pela SunEnergy, em declarações à “Vida Económica” refere que um dos principais obstáculos ao crescimento dos sistemas de autoconsumo é o custo das baterias” e que, neste sentido, esta nova tecnologia irá permitir a redução do custo das baterias e a mesmo tempo aumentar o seu tempo de vida útil, o qual, no caso das baterias d iões de lítio, se situa atualmente já bem acima dos 15 anos.

O consórcio é constituído por entidades com origem na Dinamarca, Alemanha e Portugal.