Sustentabilidade é uma “componente fundamental” no posicionamento RioSul Shopping

Sustentabilidade é uma “componente fundamental” no posicionamento RioSul Shopping

Os meses junho, julho e agosto são aqueles que mais pessoas atraem para as praias portuguesas. Consequentemente, são os meses onde as praias concentram mais lixo. Para combater esta problemática são cada vez mais as entidades que se juntam para promover ações de sensibilização capazes de alertar a sociedade para os riscos associados ao lixo marinho. Foi o caso do RioSul Shopping que, ao longo do mês de julho, promoveu várias ações de limpeza nas praias de Sesimbra, Meco e Lagoa de Albufeira.

Nos quatro fins-de-semana do mês de julho a ação de limpeza contou com a participação e colaboração de cinco mil pessoas. Para além da recolha de lixo, a ação contou com atividades de sensibilização ambiental e atividades lúdicas: “Foram distribuídos mais de três mil sacos por toda a comunidade presente no areal”, refere Paulo Ruivo e Silva, diretor do RioSul Shopping.

Com esta ação de sensibilização, a mensagem centrou-se em alertar toda a população para a problemática do excesso de resíduos que se acumulam nas praias e o correto encaminhamento do mesmo: “No RioSul Shopping procuramos cada vez mais promover valores ambientais e de sustentabilidade, nas nossas estratégias e ações e quisemos que esta ação fosse mais uma extensão dos nossos princípios, que procuramos praticar todos os dias e em diferentes contextos”, reforça.

Os 1.739Kg de resíduos recolhidos são a prova de que o trabalho foi bem conseguido: “Os números não enganam e podemos afirmar que cumprimos o objetivo principal desta ação, não só consciencializar a comunidade para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro, mas também de criar e fomentar a proximidade com a comunidade local”. Também, a adesão da população contribui para po sucesso desta iniciativa: “O empenho, a dedicação e o entusiasmo da população nas mais diversas faixas etárias, que se juntaram a nós, foi simplesmente notável”.

Paulo Ruivo e Silva lembra que todos os anos se acumulam toneladas de lixo nas praias e nos oceanos, sendo que esta será sempre uma problemática que necessita de intervenção urgente. Aliás, a probabilidade de se replicar esta ação é quase uma garantia: “Com o regresso da próxima época balnear e com os pedidos dos veraneantes, que nos agradeceram pela iniciativa e pediram para continuarmos, existe a possibilidade do RioSul Shopping voltar a ajudar na limpeza das praias portuguesas”.

Uma esplanada mais sustentável 

Questionado sobre outras ações previstas, o diretor do centro comercial assegura que o RioSul Shopping segue uma política de sustentabilidade muito responsável e todas as atividades e atitudes regem-se por essa mesma premissa: “Desde os cuidados na utilização do recurso água e energia, como a utilização de materiais mais amigos do ambiente tanto na estrutura do edifício como nos materiais de uso diário”. Por isso, é objetivo do RioSul Shopping continuar a apostar em ações, soluções ou serviços para todos os visitantes: “Desde maio deste ano, temos um serviço de carregamento de veículos elétricos no parque de estacionamento, piso 0, constituído por cinco unidades de carregamento, quatro delas em carga semi-rápida até 22kW em corrente alternada e uma em carga rápida de 50 kW em corrente contínua”. Destaque ainda para a mais recente renovação da esplanada que foi capaz de reaproveitar muitos dos materiais do espaço, tornando-o agora ainda mais sustentável e, ao mesmo tempo, mais agradável: “Agora mais ampla e versátil, aproveita melhor a iluminação exterior, focando a sua decoração sobretudo em materiais naturais, como a madeira reciclada, tornando-se num local mais agradável”. Ainda dentro das ações previstas, o responsável adianta que o RioSul Shopping está processo de certificação BREEAM: “Vai ajudar-nos a melhorar constantemente a política de sustentabilidade”.

Quanto ao futuro, o RioSul Shopping pretende manter e reforçar o seu apoio à comunidade onde se insere, tanto nas questões ambientais, como sociais. Por isso, reforça Paulo Ruivo e Silva, a sustentabilidade é uma “componente fundamental no posicionamento” do centro comercial, e que pretende manter presente, de forma crescente, em todas as ações: “O RioSul Shopping trabalha diariamente para a melhoria da experiência de visita, como no melhoramento diário da comunidade envolvente, levando a cabo diversas ações de ajuda humanitária, social e ambiental”, remata.

Cristiana Macedo