Sustentabilidade no topo das prioridades da BASF

by Inês Gromicho | 30 Setembro 2015 15:30

A sustentabilidade está no “topo das suas prioridades” e, a nível global, a BASF é a empresa que “mais colabora com as Nações Unidas no desenvolvimento de soluções sustentáveis”, explicou, no final desta manhã, à Ambientemagazine.com, Gunther Sthamer, diretor-geral da BASF portuguesa.

Gunther Sthamer reuniu-se com os media, no hotel Marriot, em Lisboa, num encontro que pretendia assinalar os 150 anos da empresa, que já tem um volume de negócios em Portugal de 250 milhões de euros e que prevê continuar a crescer. “O ano anterior foi muito forte e este ano prevemos um crescimento ao nível do ano passado (cerca de 2%)”, explicou Gunther Sthamer.

A solidez alcançada no mercado nacional ao longo de 67 anos, uma estrutura de 65 colaboradores, 40 dos quais comerciais especializados em áreas de engenharia (química, agrónoma e civil) e o crescimento sustentado que se tem vindo a verificar, cada vez mais, levam a multinacional alemã a apostar na sede portuguesa.

Com mais de 10.000 profissionais a trabalhar só na área da inovação e desenvolvimento de novos produtos, em 2014 a BASF investiu perto de 2 mil milhões de euros no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

“Há projetos sem fim. Estamos sempre a tentar estar mais à frente do mercado, a ajustar-nos às tendências e exigências. Os nossos investimentos são constantes. Estamos sempre a trabalhar a nossa gama de produtos para inovar e lançar produtos mais modernos, mais eficientes e mais sustentáveis”, disse entusiasmado o diretor-geral.

Em Portugal, a BASF portuguesa está presente em todas as indústrias de crescimento no país, principalmente nas indústrias automóvel, química e agrícola. “Temos duzentos clientes em Portugal e assumimos com eles o compromisso de desenvolver produtos inovadores, sustentáveis e seguros para o ambiente. Estas têm sido as linhas mestras na conceção da nossa gama que conta com mais de 6000 produtos”, sublinhou Gunther Sthamer.

A título de exemplo de projetos sustentáveis, Gunther lembrou que a BASF foi um dos líderes no desenvolvimento de tintas para pinturas de automóveis à base de água, “um sistema mais ecológico”; que construiu uma cidade perto do Dubai, “um projeto master” que consistiu numa empreitada “que só tinha produtos de uma tecnologia muito avançada” e o reaproveitamento dos químicos utilizados na agricultura.

A BASF realizou avaliações de sustentabilidade em cerca de 98% de todo o seu portfólio de mais de 60.000 aplicações de produto específicas. A empresa pretende, agora, aumentar ainda mais a proporção de produtos e soluções, que apresentam “um contributo substancial de sustentabilidade para a cadeia de valor”.

Em comunicado de imprensa divulgado pela BASF, Kurt Bock, presidente do Conselho de Administração da BASF SE, diz que a empresa está “no bom caminho” com a nova estratégia intitulada “Criamos química”. “Apesar de um ambiente muito exigente estamos a fazer crescer a BASF com o objetivo de a tornar ainda mais rentável”, esclareceu.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/sustentabilidade-no-topo-das-prioridades-da-basf/