Tabaqueira reconhecida por uso sustentável da água

Tabaqueira reconhecida por uso sustentável da água

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI), detentora da principal operação industrial de tabacos no país, anunciou que a sua fábrica em Albarraque, Sintra, foi a primeira no país – e a primeira das afiliadas europeias da PMI – a ser certificada pela Alliance for Water Stewardship (AWS). Esta certificação reconhece as boas práticas da empresa quanto ao uso de água em todas as atividades que desenvolve, com enfoque nas suas atividades fabris, resultado de todo um trabalho auditado pela SGS Portugal. Esta certificação reconhece ainda os esforços e a preocupação da Tabaqueira com a bacia hidrográfica local e as necessidades da comunidade ao seu redor.

Para a Tabaqueira a sustentabilidade é o seu modelo de negócio, o que significa criar valor a curto, médio e longo prazo e, em simultâneo, minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. No que à água diz respeito, a empresa assumiu recentemente um compromisso público de promover a sua boa gestão através de uma série de iniciativas.

Para Miguel Matos, diretor-geral da Tabaqueira, “à medida que progredimos em direção à construção de um Portugal livre de fumo, a redução da nossa pegada ambiental e a gestão sustentável dos recursos limitados do planeta são partes tão estratégicas quanto a redução da toxicidade dos nossos produtos. O compromisso que assumimos com a sustentabilidade é transversal a toda a nossa atividade e assenta em quatro pilares: redução da nocividade dos nossos produtos, respeito pelas pessoas, proteção do ambiente e excelência operacional. Esta é uma importante conquista para nós, enquanto primeira empresa em Portugal a obter esta certificação.”

Segundo Andreas Schwartz, diretor de Operações e responsável pela fábrica, “na Tabaqueira estamos todos empenhados num uso sustentável da água. Estamos especialmente orgulhosos por ter sido a fábrica da Tabaqueira a primeira em Portugal a ser certificada pela norma AWS. Vamos, claro, continuar a trabalhar com entidades e comunidades locais com total transparência, com o objetivo de continuamente melhorarmos a nossa ação no perímetro da nossa fábrica, bem como na nossa área de influência geográfica”.

João Marques, presidente do Conselho de Administração da SGS Portugal, sublinhou a importância do tema abordado: “a questão ambiental está no topo da agenda dos governos, sociedade civil e, provavelmente, assim continuará por algum tempo. A água é um desafio partilhado, crescente e requer uma abordagem colaborativa para a sua correta administração. Atingir uma certificação como a Alliance for Water Stewardship, demonstra o compromisso da Tabaqueira em conduzir os assuntos relacionados com a água, sendo com orgulho e consideração que a SGS sublinha o facto de ter sido escolhida como parceira desta iniciativa pioneira, tornando a Tabaqueira o primeiro local de produção de Tabaco na Europa e a primeira empresa em Portugal a obter a certificação da AWS”.