Tailândia lança campanha para promover a limpeza dos oceanos

Tailândia lança campanha para promover a limpeza dos oceanos

A Tailândia, conhecida em todo o mundo pelas praias com águas transparentes e de areias finas, lançou, no início deste mês, em Ko Samet, o projeto ambiental “Upcycling the Ocean”. A iniciativa, que reúne mais de 100 mergulhadores, para além de transformar os plásticos encontrados no oceano em “tecido”, tem como principal objetivo preservar o mar cristalino do reino, em especial as praias do Golfo da Tailândia, consideradas pelos turistas como as mais belas.

Para o governador da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), Yuthasak Supasorn, citado em comunicado, “este projeto vem reafirmar o compromisso na promoção de um turismo ambientalmente responsável e deverá servir como incentivo para impulsionar iniciativas de cariz ecológico”. Com a ajuda de mergulhadores e voluntários da TAT e da PTTGC (PTT Global Chemical), prevê-se que esta ação seja um contributo para remover o lixo do oceano e das praias de Ko Samet, assegurando que permanecerá limpa e com as infraestruturas necessárias para a recolha de lixo.

No continente asiático, a Tailândia surge como pioneira nesta ação da Ecoalf Foundation, que envolve também os pescadores locais e entidades competentes no desenvolvimento da tecnologia para tornar a recolha mais eficiente. A ação, que irá transformar o lixo recolhido em produtos ecológicos, tem o apoio de fabricantes de têxteis, designers, marcas de roupas, administração local, comunidades, vilas piscatórias, voluntários, mergulhadores e turistas.