Tarifa social da luz reposta em 26 mil casas

Cerca de 26 mil famílias que em julho perderam a tarifa social de eletricidade voltaram a ter o benefício e serão ressarcidas do diferencial em causa. O número total de beneficiários subiu para 690 mil no final de setembro, mais 60 mil agregados do que no trimestre anterior, quando a atribuição deste apoio passou a ser automática, noticiou hoje o Jornal de Notícias.

Segundo o secretário de Estado da Energia, com a introdução do sistema automático, cerca de 40 mil aglomerados perderam o benefício, e desde logo, o Ministério da Economia garantiu que eventuais erros seriam corrigidos aos consumidores de eletricidade que perderam o direito ao desconto.

Em declarações à Lusa, Jorge Seguro Sanches avançou que a tarifa social foi, deste modo, reposta em 26 mil aglomerados, depois de ter sido feita “uma dupla verificação”. Os restantes 14 mil aglomerados que perderam a tarifa social correspondiam a beneficiários que já não reuniam as condições para ter o apoio social, o que antes do automatismo não acontecia.