Tecnologia AYR do CEiiA pretende melhorar qualidade do ar em Copenhaga

Tecnologia AYR do CEiiA pretende melhorar qualidade do ar em Copenhaga

Categoria Advisor, Investigação

A Plataforma de Sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo CEiiA, foi uma dos cinco finalistas de uma competição mundial, que lançou o desafio de melhorar a qualidade do ar e reduzir o aquecimento urbano em Copenhaga.

Esta competição foi promovida pela organização público-privada Access Cities e pela Câmara de Copenhaga, que “procuravam ideias inovadoras, tecnologias e abordagens para reduzir os impactos negativos da poluição atmosférica urbana e o efeito das ilhas de calor”, pode ler-se no comunicado enviado pelo CEiiA. Este projeto insere-se no objetivo da cidade tornar-se a “primeira no capital mundial neutra em emissões de carbono, até 202″5. Ao todo, candidatram-se 45 empresas de 23 países.

Gualter Crisóstomo, Head of Corporate Governance do CEiiA, sublinhou que “é um grande orgulho para nós termos uma tecnologia portuguesa entre as cinco melhores do mundo em sustentabilidade. Inclusivamente, a Câmara de Copenhaga já mostrou interesse em concretizar este projeto na cidade o que será uma satisfação ainda maior para nós, já que Copenhaga já é uma cidade que é tida como um exemplo mundial em mobilidade sustentável.”

A Plataforma de Sustentabilidade AYR é a primeira que quantifica, valoriza e transaciona as emissões evitadas de gases com efeito de estufa (GEE), recompensando e incentivando comportamentos sustentáveis. As emissões evitadas são quantificadas e valorizadas em Créditos (token AYR), sendo armazenados numa Carteira Digital AYR. Os AYR podem, depois, ser transacionados por bens e serviços verdes.

Apesar da Noruega já ser uma das cidades do mundo com mais pessoas a usar as bicicletas nos seus percursos diários, o AYR pretende ser um incentivo adicional para convencer aqueles que ainda não estão convertidos a este meio de transporte ecológico.

Foto creditada por: ceiia.com