Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

by Cristiana Macedo | 14 Fevereiro 2019 14:34

Durante uma semana, Telheiras será palco de um encontro internacional para sustentabilidade urbana. Impulsionado pela candidatura da sua rede “Parceria Local”, Telheiras foi “um dos seis bairros escolhidos, entre cerca de 80 a nível mundial, para participar e desenvolver um projeto piloto do programa: “Municipalities in Transition”, lê-se numa nota enviada à imprensa.

Durante o ano de 2018, decorreu a fase dos “projetos-piloto”, com iniciativas em seis cidades, freguesias ou bairros de todo o mundo, entre os quais Telheiras. O encontro final, que se realiza de 21 a 24 de fevereiro, servirá para fazer um balanço das aprendizagens feitas e troca de experiências sobre o mecanismo de intervenção testado nestes seis locais.

Desta forma, o bairro de Telheiras recebe 15 representantes dos projetos de Vila Mariana (São Paulo – Brasil), La Garrotxa (Catalunha – Espanha), Valsamoggia e Santorso (Itália) e Wekerle (Budapeste – Hungria), para além de representantes da “Transition Network”: entidade promotora e financiadora do programa.

A Parceria Local de Telheiras é uma rede que agrega diversas associações no bairro e dinamiza o projeto-piloto do programa Municipalities in Transition que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade e na criação de mudança para um mundo mais justo, responsável e feliz, baseado em relações positivas.

A metodologia MIT assenta num mecanismo de intervenção baseado na medição de impacto dos projetos existentes no território. O desafio começa por “identificar, com participação das autarquias e da sociedade civil, ações de sustentabilidade que já estejam em desenvolvimento no bairro ou município, para que posteriormente sejam alavancadas de forma a potenciar o seu impacto na comunidade”, lê-se na mesma nota. Paralelamente, a identificação feita permite criar novas iniciativas de promoção da sustentabilidade que possam suprir as lacunas identificadas através da análise e medição de impacto onde assenta a metodologia MIT.

Em Telheiras, através do financiamento obtido para implementação da metodologia MIT começou-se exatamente por identificar as ações de sustentabilidade existentes no bairro e conhecê-las melhor. Seguindo os pressupostos da fase de projetos-piloto, foi selecionada uma iniciativa para reforçar: “Alfacinha saudável” um projeto intergeracional que dinamiza as hortas escolares e comunitárias numa base “aprender experienciando” que parte do trabalho colaborativo entre pessoas e instituições que operam no território de Telheiras (Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Centro Comunitário de Telheiras, Escola Básica 2, 3 de Telheiras, Escola Básica de S. Vicente, Escola Básica  Nº1 de Telheiras, Escola Básica do Lumiar (Alto da Faia), Jardim de Infância de Telheiras).

A Parceria Local percebeu que através desta identificação dos projetos que era necessário reforçar a comunicação de iniciativas locais na área da sustentabilidade e criar um Centro de Recursos. Esta nova iniciativa que está a ser desenvolvida consiste na criação da página “Telheiras Sustentável” onde constam todos os projetos do bairro, dicas de sustentabilidade e o novo Centro de Recursos.

Para promover uma utilização mais eficiente dos recursos locais disponíveis, com vista à sua rentabilização, reutilização e consequente redução do consumo individual, a Parceria Local de Telheiras partilhará com as associações locais, residentes de Telheiras e outras entidades sociais recursos como material informático, para eventos, bricolage, etc.

Após o final da fase de projetos-piloto, no início de 2019, a metodologia será aperfeiçoada e disponibilizada a todos os que, no mundo inteiro, queiram contribuir para uma sociedade mais solidária, sustentável e justa, através da aproximação entre sociedade civil e poder local.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/telheiras-bairro-pioneiro-na-sustentabilidade/