Terá o cogumelo o poder de fazer chover?

Terá o cogumelo o poder de fazer chover?

Normalmente, um cogumelo projeta dezenas de milhares de esporos na atmosfera a cada segundo e, até há uma década atrás ninguém sabia como. Nos anos de 1990, o professor botânico Nicholas Money, da Universidade de Miami, decidiu estudar aquele que era considerado um dos maiores mistérios da biologia fúngica, e que fora identificado um século antes pelo micologista A.H.R. Buller, que apontava para que a explicação estivesse numa gota de lúquido que se forma sobre o esporo segundos antes de se projetar na atmosfera..

Money e os seus colaboradores desenvolveram essa teoria, usando câmeras de alta velocidade para provar que a formação e o movimento dessa gota de líquido, conhecida como gota de Buller, de facto projeta os esporos no espaço. E, em 2005, divulgaram as suas conclusões.

Agora, um novo estudo da equipa de Money vai ainda mais longe e sugere que os cogumelos podem ajudar a promover a chuva. De acordo com a investigação, em ambientes húmidos podem formar-se gotas sobre a superfície dos esporos mesmo depois destes terem sido lançados no ar. O mesmo estudo indic que, à medida que os esporos se espalham na atmosfera, as gotículas podem crescer até formarem gotas de chuva.

A descoberta dos cientistas sugere que os cogumelos podem ter desenvolvido uma capacidade espantosa de cuidar deles próprios, criando a água de que precisam para crescer.

Mas, como Money e seus colaboradores observam no artigo, a relação entre os cogumelos e a chuva também pode desencadear um ciclo de seca: à medida que o aquecimento global provoca fenómenos de secaa, nas épocas de menos chuva crescem menos cogumelos, e com menos esporos na atmosfera é possível que chova ainda menos.