Termina hoje período de candidaturas a apoios do Governo para a suinicultura

Termina hoje período de candidaturas a apoios do Governo para a suinicultura

O primeiro período de candidaturas para o concurso do Governo que prevê dotar a suinicultura com cinco milhões de euros, para reduzir os impactos ambientais das explorações, termina hoje, informa a Lusa.

Os apoios, prestados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), são sobretudo direcionados a projetos que se destinem a preservar o ambiente, através da melhoria das instalações nas explorações de suínos.

Em 25 de abril, o ministério adiantou, em comunicado, que a medida em causa tem ainda como objetivos a “redução de odores, a redução do consumo de água e a melhoria da eficiência energética da exploração”.

Além disto, está prevista “a redução dos riscos sanitários e dos custos correspondentes à eliminação de cadáveres de animais mortos nas explorações de suínos, aplicando novos métodos recentemente aprovados pela União Europeia”.

Conforme indicou, na altura, o Ministério da Agricultura, os apoios em causa “permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros”. O segundo período de candidaturas inicia-se esta quarta-feira e prolonga-se até 27 de setembro.