Tetra Pak assume compromisso de utilização de eletricidade 100% renovável até 2030

Tetra Pak assume compromisso de utilização de eletricidade 100% renovável até 2030

Categoria Ambiente, Energia

A Tetra Pak aderiu ao RE100, assumindo o compromisso de aumentar a utilização de eletricidade renovável dos 20% atuais para os 100%, em todas as operações globais, até 2030. Charles Brand, vice-presidente executivo de Gestão de Produto e Operações Comerciais da Tetra Pak, afirma que “a participação no RE100 reflete o nosso compromisso em minimizar o impacto ambiental da nossa atividade e em aumentar a utilização de recursos renováveis. Estabelecemos uma meta ambiciosa para garantir que as emissões de dióxido de carbono em toda a nossa cadeia de valor são limitadas aos níveis de 2010 até 2020, e estamos a fazer excelentes progressos. Em 2015, as emissões caíram 15% em relação ao valor base de 2010, apesar da produção ter aumentado 16%”.

“Desde que estabelecemos a nossa meta ambiental temos maximizado os esforços para reduzir o consumo energético. O compromisso com uma meta de utilização de eletricidade de origem renovável é um passo evolutivo natural. Ao aderir ao RE100, vamos beneficiar de uma orientação especializada e da possibilidade de aprender com os nossos pares sobre quais as opções de energia renovável mais adequadas em diferentes mercados. Para nós, a eletricidade renovável é um elemento-chave da nossa agenda ambiental e um fator importante para nos ajudar a atingir as nossas ambições de crescimento sustentável”, acrescenta Charles Brand.

Mark Kenber, CEO do The Climate Group, afirma que “o impulso na procura por parte das empresas é tão importante quanto as políticas de apoio governamentais – uma intervenção ousada das empresas, cidades e governos envia uma mensagem forte ao mercado e permite suster o aquecimento global dois graus abaixo muito mais rapidamente”.

“O The Energy Ministerial está a dirigir os holofotes para o RE100 como modelo de boas práticas de estímulo à adoção de energias renováveis. A liderança de empresas influentes como a Tetra Pak, que passa a integrar o RE100 a partir de hoje, mostra que o mundo dos negócios está, mais do que nunca, interessado no que é 100% renovável”.

O RE100 é uma iniciativa empresarial global liderada pelo The Climate Group, em parceria com o CDP, para impulsionar a procura e a oferta de fontes de energia renovável.

A decisão da Tetra Pak de integrar RE100 reforça, uma vez mais, o compromisso com o combate às alterações climáticas e surge seis meses após a empresa ter aderido ao Paris Pledge for Action na COP21.