Tetra Pak e Compal lançam desafio às Eco-Escolas do país

Tetra Pak e Compal lançam desafio às Eco-Escolas do país

A Tetra Pak e a Compal, com o apoio do programa “Eco-Escolas” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), criaram o concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”,  que se irá realizar entre os próximos dias 1 de fevereiro e 21 de abril. O desafio, lançado aos alunos de todas as escolas nacionais pertencentes à rede de Eco-Escolas, consiste na criação de uma peça de fruta original a partir da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo FSC. Os estudantes terão, ainda, que desenvolver a sua história, imaginar o sabor e descrever o valor nutricional da fruta.

Através desta ação, pretende-se “consciencializar a comunidade escolar para a importância da fruta numa alimentação saudável e equilibrada”. Ao mesmo tempo, fica implícito “o convite à reutilização e reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos e à responsabilidade ambiental nomeadamente no que diz respeito às florestas sustentáveis (certificação FSC)”, avança a organização em comunicado.

Todas as escolas da rede Eco-Escolas, desde o jardim-de-infância até ao ensino superior (inclusive), estão, assim, convidadas a inscrever-se, até ao próximo dia 29 de fevereiro, podendo enviar “o fruto da sua criatividade” até ao dia 21 de abril. No total, serão eleitas seis escolas vencedoras e, cada uma delas, será premiada com 500 euros em materiais escolhidos pelas mesmas, no sentido de tornar as suas infraestruturas mais sustentáveis. Os premiados serão divulgados no dia 12 de maio deste ano.

“Reconhecemos a criatividade das crianças como um meio privilegiado para a transmissão de valores. Assim, esperamos que este concurso aumente a preocupação delas quanto ao ambiente, apresentando, ainda, um enorme potencial de transmissão de conhecimentos aos respetivos encarregados de educação”, referiu Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal.

Já Rodrigo Costa, Marketing Manager da marca Compal, no mercado Portugal e Espanha, disse que “o compromisso com a sustentabilidade faz parte do ADN da marca Compal e, esta iniciativa, que vai na sua terceira edição, é um exemplo da sensibilização que podemos fazer junto dos mais novos para que eles também sintam esse compromisso”.