Tetra Pak e SPV vão premiar os SGRU com melhor desempenho na reciclagem de pacotes de bebidas

A Tetra Pak lança, em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV), o concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, que pretende envolver os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal continental e ilhas.

De acordo com Tetra Pak, esta iniciativa tem como objetivo “premiar o SGRU que no final de 2021 registe o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (genericamente designadas por Pacotes de Bebidas) encaminhadas para reciclagem, face ao ano de 2020”.

O SGRU com maior percentagem de crescimento será premiado com o valor em numerário de 10 mil euros. A particularidade deste prémio prende-se com o facto de o mesmo ter de ser entregue a uma organização de caráter social, escolhida pelo SGRU, cuja atuação decorra na sua área de abrangência, premiando assim toda a comunidade que contribuiu para o alcançar do objetivo comum, refere o mesmo comunicado.

“Este concurso tem o intuito de envolver toda a comunidade e reconhecer o trabalho tanto dos SGRU como de toda comunidade da sua zona, valorizando a união na questão que se torna premente, a reciclagem. Na verdade, o que está aqui em causa por um lado é o reconhecimento do trabalho feito pelos SGRU, incentivá-los a melhorar e aumentar a reciclagem dos pacotes de bebidas, e por outro o carácter social da ação encontrando uma instituição de cariz social que irá receber o valor em numerário valorizando o esforço conjunto no alcance dos objetivos coletivos”, explica Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria.

Para Ana Trigo Morais, CEO da SPV, “reciclar é ajudar o ambiente, juntando as comunidades e as suas causas, como contributo para melhorar a vida de todos. Os pacotes de bebidas têm um potencial de reciclagem que torna o seu ciclo de vida mais sustentável. Mas para que este ciclo tenha continuidade é necessário o empenho de todos em colocar estas embalagens no ecoponto amarelo. Por isso, a SPV apoia esta iniciativa com o objetivo de inspirar os SGRU e os cidadãos das suas zonas de abrangência.”

Com o concurso pretende-se incentivar o aumento da reciclagem dos pacotes de bebidas de forma a instruir as comunidades na diminuição da pegada ambiental e consequentemente incrementar hábitos de reciclagem.