Tetra Pak junta-se à Poka para alcançar a meta de desperdício zero

Tetra Pak junta-se à Poka para alcançar a meta de desperdício zero

Categoria Advisor, Empresas

A Tetra Pak e a Poka anunciam, em comunicado, o início de uma nova colaboração estratégica. Esta aliança irá disponibilizar aos produtores de alimentos e bebidas as ferramentas e os conhecimentos necessários à implementação célere dos processos que garantem o desperdício zero nas respetivas unidades fabris. Trata-se do primeiro serviço de trabalho conectado, a nível global e escalável, implementado mundialmente pela empresa de embalagens no âmbito da sua nova solução de capacitação e apoio ao cliente.

De acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12 da ONU, são necessários vários pontos de entrada para a promoção do consumo e da produção responsáveis, nomeadamente a produção de mais com menos, o aumento da eficiência dos recursos e a promoção de práticas de produção sustentáveis. De forma a alcançar este objetivo, a Poka auxilia os fabricantes a reduzir o tempo de inatividade do equipamento em cerca de 5,9%, aumentar a produtividade dos trabalhadores em aproximadamente 18% e reduzir os problemas de qualidade em cerca de 64%. A disponibilização da informação mais atualizada para a tomada rápida de decisões pelos executivos permite aos fabricantes manter os mais elevados padrões de qualidade e segurança alimentar, minimizando simultaneamente o desperdício de produtos, assim como o tempo e os custos associados, lê-se no mesmo comunicado.

“Esta aliança com a Poka representa um passo fundamental no nosso rumo ao objetivo de oferecer alimentos seguros, de forma sustentável, inclusive no que diz respeito à produção nas nossas próprias fábricas, utilizando as tecnologias disponíveis”, afirmou Roberto Franchitti, vice-presidente Executivo de Serviços e Qualidade da Tetra Pak.

De acordo com a Tetra Pak, este acordo de colaboração, baseado em tecnologias e soluções inteligentes, irá permitir a toda a força de trabalho da indústria de alimentos e bebidas aumentar a eficiência produtiva através do aumento da velocidade de produção, redução da ocorrência de erros e minimização do desperdício de produtos, de forma ágil e baseada em decisões.

Já Alexandre Leclerc, cofundador e CEO da Poka, acredita que “esta parceria com a Tetra Pak atende a uma necessidade real da nossa comunidade de clientes da indústria alimentar, que procuram formais mais fáceis de aceder a conteúdos e conhecimentos especializados. Os nossos clientes e os da Tetra Pak poderão agora acelerar o processo de criação de valor através de conteúdos especificamente concebidos para o equipamento mais crítico, reduzindo simultaneamente a quantidade de desperdícios produzidos nas fábricas”.