Tetra Pak promove exposição dedicada à alimentação e estilo de vida saudáveis

Tetra Pak promove exposição dedicada à alimentação e estilo de vida saudáveis

Categoria Advisor, Agenda

A Tetra Pak vai promover a exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” em Vila Nova de Gaia. Depois de Lisboa, Faro e Braga, a exposição dedicada à alimentação e estilo de vida saudáveis chegará à região do Grande Porto, onde estará de 25 de abril a 4 de maio, das 11h00 às 22h00, no GaiaShopping.

A exposição “Boa Embalagem, Boa Vida”, da Tetra Pak tem como objetivo a promoção da alimentação e estilos de vida saudáveis e a importância da preservação da natureza. De forma didática, os participantes podem interagir com um espaço construído para proporcionar um contacto próximo da realidade de quatro momentos distintos da cadeia de produção: a Quinta, o Supermercado, o Ecoponto, e a Cidade.

Com a exposição “Boa Embalagem, Boa Vida”, a Tetra Pak tem como objetivo reforçar o seu posicionamento na promoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Esta iniciativa pretende ser um veículo lúdico-pedagógico de fortalecimento deste posicionamento, promovendo uma dieta rica e equilibrada e a sensibilização ambiental, atraindo a participação de um público infantojuvenil.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, defende que: “Esta iniciativa, criada e pensada com o propósito de fazer aproximar um público mais jovem de um estilo de vida saudável, é importantíssima para a sua formação enquanto cidadãos. Todo o espaço foi construído sob uma lógica de aprendizagem de toda o ciclo de vidas das embalagens, desde os produtos que podem conter até à sua reciclagem, chamando também à atenção para a importância de uma vida saudável e respeito pelo meio ambiente. Sabendo que as grandes transformações geracionais acontecem desde tenra idade e assentes em processos de educação, esta iniciativa é um contributo extremamente relevante para a Tetra Pak e perfeitamente enquadrado nas políticas de sustentabilidade da empresa.”

Segundo António Graça, diretor do GaiaShopping, “a abertura do nosso espaço para exposições como esta da Tetra Pak é uma constante e algo que encorajamos no âmbito das nossas atividades. Esta é uma excelente forma de fazer com que os pais que nos visitam possam oferecer algo de educativo e formativo aos seus filhos, sendo que também acontece o processo inverso, com os miúdos a fazerem-se acompanhar dos adultos no decorrer da exposição. Com isto, criamos a possibilidade da realidade do dia-a-dia destas pessoas se alterar no sentido da adoção de práticas e comportamentos mais saudáveis e sustentáveis”.

O espaço da exposição está dividido em quatro zonas:

– A Quinta, onde os participantes conhecem melhor a origem natural dos alimentos, podendo recolher frutos, legumes e leite;

– Após a visita à natureza, têm a missão de levar todos os produtos até ao Supermercado e colocá-los nos expositores. No final destas duas etapas, recebem uma embalagem da Tetra Pak, que lhes permite chegar ao módulo seguinte;

– No terceiro momento, as crianças terão de colocar no Ecoponto amarelo a embalagem recebida no Supermercado. De seguida, os participantes respondem a um conjunto de perguntas num jogo interativo e aprendem como reciclar vários materiais. No fim desta fase, recebem uma árvore, que será utilizada no módulo final;

– No último módulo, a Cidade, é plantada a árvore que receberam. Nesta cidade sustentável existe também um atelier de reciclagem, um espaço dedicado a workshops, e um painel com informação disponível sobre as características das embalagens da Tetra Pak.