1

The Loop Co. recebe dois milhões de euros do PRR para alavancar economia circular

The Loop Co., empresa de greentech de Coimbra, foi um dos 30 centros de competência (Test Bed) selecionados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), para receber o investimento de dois milhões de euros. A Test Bed “Digital Circular Innovation Loop” dá nome ao centro de competência da tecnológica de Coimbra que quer alavancar a economia circular em Portugal, nos próximos dois anos.

Através de aplicações e software, incorporados no modelo operativo LoopOS, esta Test Bed permitirá que as empresas possam criar canais de economia circular e pilotar modelos de negócio nesta área, rapidamente e sem investimento. Com este projeto, a The Loop Co. propõem-se a alavancar 57 novos pilotos em Portugal nos próximos dois anos.

Através das aplicações já disponibilizadas, as empresas poderão criar canais circulares de revenda, renting, devoluções, refurbishment, doação e eco-disposal, aos quais podem ser acoplados serviços complementares conforme a evolução do projeto. Com o objetivo de apoiar inovações e torná-las capazes de evoluir e escalar com sucesso, a Test Bed da The Loop Co. oferece uma panóplia de serviços desde o design e criação de canais circulares, serviços de co-inovação tecnológica e de avaliação, data analytics e market trials.

“A solução que desenvolvemos irá possibilitar a pequenas e médias empresas e retalhistas o acesso a todas as ferramentas digitais e físicas necessárias para pilotarem negócios e modelos de economia circular que lhes permitam lançar novos produtos e serviços com um investimento reduzido, e acelerando a sua comercialização, após validação de mercado”, afirma Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co.

A empresa tem ainda 10 vagas em aberto para diversos perfis: gestores de projeto, engenheiros, developers, especialistas de logística e e-commerce.

Paralelamente, a tecnológica de Coimbra está igualmente à procura de novos parceiros estratégicos, desde retalhistas, a pequenas e médias empresas, a lojas independentes, a entidades públicas e a empresas de recondicionados.