The Navigator Company constrói segunda central fotovoltaíca

The Navigator Company constrói segunda central fotovoltaíca

Categoria Ambiente, Energia

A The Navigator Company, no seguimento da sua aposta na eficiência energética e na promoção de projetos de produção de energia a partir de fontes de energia renovável, encontra-se a construir uma central solar fotovoltaica em regime de autoconsumo na sua Herdade de Espirra, em Pegões.

O principal objectivo é reduzir a fatura de energia elétrica da exploração desta propriedade, onde se encontra instalado um dos maiores viveiros da Europa para a produção de plantas florestais – com uma capacidade anual de oito milhões de plantas – e produção agroflorestal. “A produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável constitui um dos eixos estratégicos do programa corporativo para a eficiência energética da companhia”, sublinha Frederico Pisco, responsável pelo desenvolvimento do projeto, em comunicado.

Já em 2016 a Navigator tinha instalado uma das maiores centrais solares fotovoltaicas em regime de autoconsumo existentes em Portugal. Uma central composta por 8800 painéis solares instalados na cobertura da máquina de papel localizada em Setúbal, de forma a produzir uma parte da energia eléctrica necessária ao seu funcionamento.

Com entrada em operação prevista para fevereiro de 2018, a nova central solar da Herdade de Espirra será composta por 352 painéis solares fotovoltaicos montados em estrutura fixa e terá uma área de implantação de aproximadamente 1 250 metros quadrados com uma potência instalada de 112,6 kWh . “A energia solar fotovoltaíca é hoje uma tecnologia madura, com custos de geração competitivos, que responde às preocupações de natureza técnica, económica e de sustentabilidade da Companhia”, refere Frederico Pisco.

Esta nova central solar fotovoltaica em regime de autoconsumo vem assim aumentar a capacidade da The Navigator Company para produzir energia elétrica renovável com emissões de CO2 nulas, reduzindo o nível de aquisição de energia à rede elétrica.