TIS: Soluções em transportes, inovação e sistemas

TIS: Soluções em transportes, inovação e sistemas

Nasceu em 1992, como agrupamento complementar de empresas (ACE) – entre o Metropolitano de Lisboa (ML), a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a José M. Viegas Consultores – mas oito anos depois, com o alargamento da base de clientes passou a sociedade anónima, deixando de ter como sócios o ML e a STCP.

Hoje, conforme explica Faustino Gomes, CEO da TIS, além de encontrar soluções para os desafios colocados pelos clientes, a empresa tem uma forte componente de inovação que lhe permite “estar sempre a par do que são as tendências e novas formas de abordagem aos desafios dos seus clientes. Para além de estudos associados a planeamento de transportes, engenharia de tráfego e economia de transportes, a TIS faz também projetos de engenharia quando a componente do desenho urbano é um fator diferenciador, quer isso signifique desenhar e projetar uma rotunda complexa ou uma ciclovia, adianta o responsável. Sendo certificada desde 2002, já tem o seu sistema atualizado segundo a norma ISO 9001:2015.

O fator diferenciador reside, segundo o CEO da TIS, na “abordagem e empenho colocado em encontrar as melhores soluções focadas no cliente, mas que sejam eficientes, inovadoras e adequadas às necessidades das pessoas e dos territórios”.

Foco na mobilidade
A TIS disponibiliza abordagens distintas no setor ambiental, sempre com o foco nos transportes. Além do planeamento integrando soluções ambientalmente sustentáveis nos planos de mobilidade que elabora, ou de estudos específicos das tendências europeias e mundiais, a empresa tem colaborado de forma ativa em Planos de Adaptação às Alterações Climáticas. Está atenta à possibilidade de projetos que potenciem a utilização do GNL e estado particularmente ativa a apoiar projetos de mobilidade cooperativa, conectada e autónoma. “No que aos transportes diz respeito, a TIS procura estar informada, trazer esse conhecimento para os projetos e preocupa-se na partilha desse conhecimento com os seus parceiros”, resume Faustino Gomes.

Até ao momento, já realizou mais de 70 projetos de R&D para a Comissão Europeia e tem na sua carteira de clientes todo o tipo de entidades: institucionais, empresas e investidores. Além de Portugal, a TIS também já conta com projetos na Europa, África e América (diretamente e através da TIS.BR).

Admitindo estar permanentemente a desafiar-se e a apresentar aos clientes novas soluções, a empresa assume como novidade uma aposta tecnológica que resulta da parceria com a PTV e que possibilitará trazer para o mercado nacional soluções baseadas em dados em tempo real e soluções de mobilidade como um serviço (MaaS).

Este artigo foi publicado na edição 80 da Ambiente Magazine.