Torres Vedras dedica programa à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Torres Vedras dedica programa à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

“Comunidades Circulares” é o tema deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala entre os dias 20 e 28 de novembro. Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras vão dinamizar um conjunto de atividades para todas as idades, de forma a celebrar a ocasião, pode ler-se numa nota de agenda.

“Vamos circular os R’s?” é a atividade que dá início à semana no Espaço Salpico (Centro Operacional Municipal), no dia 20 de novembro, sábado, às 10h00. De acordo com o município, a atividade irá centrar-se na quantidade de resíduos produzidos em Torres Vedras e em Portugal, abordando temas como o desperdício alimentar, a economia circular e a política dos seis R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, recusar, reparar e reeducar). No mesmo dia, a população é convidada a participar no Workshop de Detergentes Ecológicos que tem início às 15h00, também no Espaço Salpico, dinamizado por Sandra Leitão, da Minha Casinha. Os participantes deverão levar avental para que possam aprender a fazer sabão (para roupa e loiça) e detergente em pó para a roupa, assim como spray limpa vidros e multiusos.

“Minimalismo e Slow Living” é o tema da palestra online marcada para o dia 23 de novembro, terça-feira, às 21h30. A sessão estará a cargo de Ana Milhazes, que promete partilhar noções sobre como identificar o essencial e eliminar o “resto”, gestão de tempo e ferramentas de organização.

As atividades prosseguem a 27 de novembro, sábado, com o Mercado Municipal de Torres Vedras a acolher a Feira de Troca de Livros, entre as 9h00 e as 15h00. “Vamos circular os nossos livros!” é o repto lançado pelos SMAS, em parceria com o Mercado Municipal e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras, em torno desta ação que promove a circularidade dos livros.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina com um desafio à população, para que descubra o projeto “Compostim”. No dia 28 de novembro, domingo, às 11h00, é o dia de conhecer o “Compostim” em Santa Cruz (junto ao Parque de Jogos). Em causa está um projeto-piloto que alia a compostagem (transformação da matéria orgânica em adubo natural) à valorização dos espaços verdes, através de um jardim de plantas comestíveis em sistema agroflorestal.

Com o objetivo de alertar para os hábitos de consumo insustentáveis, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos desafia os europeus a prevenir a produção de resíduos, destacando o papel das comunidades na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis.