Torres Vedras distinguido com menção honrosa no âmbito do projeto “O mar começa aqui”

O município de Torres Vedras recebeu uma menção honrosa no âmbito do projeto “O mar começa aqui”. O projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) motivou a pintura de 16 sarjetas no concelho de Torres Vedras, num processo que contou com o envolvimento de 17 estabelecimentos de ensino, refere uma nota divulgada pelo município.

O trabalho desenvolvido pelas escolas do Concelho também foi distinguido, com a Escola Básica do Ramalhal a conquistar o primeiro prémio do concurso nacional e a Escola Básica de Orjariça (FAROL) a arrebatar o segundo prémio. No Concurso Regional – Águas do Tejo Atlântico o destaque foi para a Escola Básica de São Gonçalo, distinguida com o segundo prémio, enquanto o Jardim de Infância de Boavista Olheiros venceu o terceiro prémio do Concurso Regional – EPAL.

O projeto é uma iniciativa da ABAE no âmbito do Programa Eco-Escolas. Em Torres Vedras, a coordenação do projeto está a cargo do Centro de Educação Ambiental, em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e a empresa Águas do Tejo Atlântico.

A edição deste ano de “O mar começa aqui” contou com a participação de 124 municípios, que pintaram um total de 796 sarjetas. Dos 89 trabalhos submetidos, a Associação Bandeira Azul da Europa premiou seis municípios e entregou menções honrosas a outros sete municípios, que se distinguiram pela sua participação, envolvimento e empenho na disseminação do projeto.

Além de educar para uma cidadania ativa, o objetivo passa por alertar para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, em especial da qualidade da água doce e salgada.