O Município de Torres Vedras e a Mota-Engil Renewing, assinaram no dia 5 de março um protocolo de comodato relativo a um veículo elétrico pesado de transporte coletivo de passageiros. O veículo em causa – um HIGER V12 E-Intercity – será entregue até ao inicio do próximo ano escolar, e destinar-se-á ao transporte escolar e a outras atividades que o município considere adequadas. Após a entrega do autocarro, esta entidade terá direito a utilizar a viatura durante um período de um ano, sendo que o protocolo poderá ser prorrogado.
Para a Mota-Engil Renewing, a parceria que é estabelecida permitirá ter um efeito demonstrador e multiplicador para outros locais, na adoção da Mobilidade Elétrica. A empresa realça, de resto, o pioneirismo que caracteriza o Município de Torres Vedras na gestão sustentável da cidade, como um exemplo de boas práticas nas cidades inteligentes e na descarbonização da Mobilidade.
Já para o município, a cedência do referido autocarro elétrico permitirá testar em condições reais a utilização deste tipo de veículo, nomeadamente aplicada ao transporte escolar. A iniciativa, que se encontra alinhada com o Plano Municipal de Ação Climática de Torres Vedras, poderá também ter o efeito de levar o Município de Torres Vedras num futuro próximo a reforçar a sua aposta na Mobilidade Elétrica.