Transferência de 50 milhões na energia ainda sem solução

Transferência de 50 milhões na energia ainda sem solução

Categoria Ambiente, Energia

O Governo precisa de analisar se pode transferir este ano os 50 milhões de euros que estão em falta na energia. A não transferência deste valor para um fundo criado para o setor da energia ameaça provocar um aumento dos preços da eletricidade em 2017, explica o Negócios.

“Teremos que analisar em que medida é que isso é possível. O que está previsto no Orçamento são as verbas deste ano, teremos de ver o que é que se vai fazer com as verbas dos anos anteriores”, disse o ministro da Economia, esta quarta-feira, no Parlamento.

Manuel Caldeira Cabral sublinhou que a transferência dos 50 milhões para o Fundo para a Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético terá de ser feita “de acordo com o que for a lei, e com as regras orçamentais”.

Mas quanto é que a eletricidade pode aumentar em 2017 com os 50 milhões em falta? Segundo uma estimativa de uma fonte do setor, os portugueses podem vir a pagar mais 0,8% pela luz.

O regulador já começou a preparar as tarifas para 2017 e vai apresentá-las em outubro. Caso o dinheiro seja depositado até lá, este aumento fica sem efeito.