TransforMAR do Lidl está de regresso e volta a sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental nas praias

TransforMAR do Lidl está de regresso e volta a sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental nas praias

O TransforMAR já regressou aos areais nacionais e irá marcar presença em 15 praias, de norte a sul do país, durante os meses de julho e agosto, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Em comunicado, o Lidl Portugal refere que, de forma permanente, no decorrer destes dois meses, cada uma destas praias terá um depósito próprio, que promove a “recolha de materiais plásticos e de metal”, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia. Alargando a sensibilização das boas práticas coletivas, o referido depósito conta ainda com uma “explicação da nova sinalética de praia – semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus Covid-19”, acrescenta a empresa.

Em resposta ao atual contexto de pandemia, e aos desafios económicos por ele trazidos, o TransforMAR, atento às necessidades da comunidade, volta a “reinventar-se”, transformando o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransfoMAR irá marcar presença, mostrando, ainda com uma força maior, que aqui o plástico é de valor! Em conjunto com as câmaras municipais, que têm demonstrado um papel ativo na proteção do planeta desde a primeira edição do projeto, e que demonstram agora forte empenho para com a sua comunidade, será possível selecionar estas IPSS e responder às suas dificuldades.

Nesta 3ª edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permitirá ao projeto dar mais um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.

Para Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal, “a 3ª edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano através da parceria com a Brigada do Mar conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto”.

Já Pedro Nazareth, diretor-geral do Electrão refere que “acreditamos que esta campanha e esta parceria com o Lidl Portugal, que conta já a 3ª edição, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para a separação do plástico e o seu correto encaminhamento para reciclagem. O TransforMAR é cada vez mais uma campanha de referência nacional no que diz respeito à recolha de plásticos e à proteção dos oceanos, que este ano incorpora também a componente da limpeza das praias em parceria com a Brigada do Mar. São iniciativas destas que simbolizam a importância da ação e responsabilidade individual para fazer diferença”.

O presidente da Brigada do Mar também quis deixar o seu testemunho, afirmando que “a parceria com o projeto TransforMAR, vai-nos permitir continuar a descontaminar uma vasta área da costa portuguesa assim como concretizar a ambição de atuar em novas zonas fortemente afetadas pela poluição marinha. O resultado destas ações de forma continuada e consistente, onde habitualmente recolhemos cerca de 2 toneladas por dia, irá ter um impacto extremamente positivo na biodiversidade e no complexo dunar da costa portuguesa, ver para crer”.

Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática – que destaca o TransforMAR como um projeto alinhado com os objetivos e prioridades do Ministério em matéria do uso sustentável do plástico e com os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto (New Plastic Economy Global Commitment, Circular Plastics Alliance, Pacto Português para os Plásticos, European Plastic Pact).