Transportes Pascoal distribui mil árvores pela população da freguesia de Barcouço

No Dia Mundial da Árvore, que se assinala amanhã, dia 21 de março, a empresa Transportes Pascoal vai distribuir mil árvores às populações atingidas pelos incêndios que consumiram uma grande área de floresta, em 2017, na freguesia de Barcouço, no concelho da Mealhada.

A iniciativa “Um presente de todos nós para o Planeta”, que irá ter início pelas 10 horas no Parque Adriano J. Barata Martins, em Barcouço,,representa um investimento total de 7500 euros. A plantação das árvores estará a cargo das crianças do Jardim de Infância Drª Odete Isabel. Meia hora depois será feita uma plantação simbólica num jardim público de Barcouço, seguindo-se a distribuição de árvores à população inscrita.

Às 14 horas, haverá uma atividade escolar, no Parque Adriano J. Barata Martins, no âmbito da “Rota pela Floresta”. As 14:30, no mesmo local, a empresa Transportes Pascoal continuará a distribuir árvores à população.

“Vimos a nossa floresta ardida”

As árvores autóctones que a Transportes Pascoal irá oferecer – pinheiros mansos, freixos, carvalhos alvarinhos, sobreiros, medronheiros, teixos, ulmeiros e amieiros – e que visam reabilitar as zonas de floresta são provenientes dos viveiros da Fundação Mata do Bussaco. Isso significa que são todas elas certificadas com o selo FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

“Saber que estamos a ajudar quem precisa, que estamos a contribuir para melhorar o planeta, a natureza, o meio ambiente e em particular a freguesia e o concelho onde temos a nossa empresa sediada é algo que nos enche de satisfação. É um orgulho para nós e um sentimento de dever cumprido”, afirma o sócio-gerente da Transportes Pascoal, em comunicado.

José Pascoal, sócio-gerente da empresa Transportes Pascoal.

José Pascoal acrescenta: “Vimos a nossa floresta ardida – só na freguesia de Barcouço as chamas consumiram uma área de 822 hectares – e entendemos que não podíamos permanecer indiferentes a este flagelo”. “Decidimos, então, trocar as habituais prendas de Natal por árvores no contexto de uma ação, que apelidámos de ‘Neste Natal vamos plantar o futuro!’, e com o apoio do presidente da Junta de Freguesia local, João Cidra Duarte, unimos esforços e avançámos para a compra das árvores à Fundação Mata do Bussaco, ajudando também, deste modo, a própria reabilitação da Mata Nacional do Bussaco, que é candidata a Património Mundial da UNESCO”, sublinha.

“É importante para nós ajudar a reduzir a nossa pegada de carbono no mundo, contribuindo assim para um planeta mais verde e mais saudável. Reduzir a quantidade de dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera diariamente passa pela alteração de hábitos e também por gestos como este”, afirmou José Pascoal.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “esta iniciativa da Transportes Pascoal é de uma generosidade acima de qualquer adjetivo que possamos usar”. “É muito bom constatar que há empresas que efetivamente materializam na prática aquilo que apregoam, ou seja, que verdadeiramente cumprem a sua responsabilidade social e ambiental, com ações, como esta, de elevada importância, que efetivamente ajudam a melhorar a nossa floresta. Ações que devem ser seguidas por muitos outros”, conclui.

*Foto de Lusa