Tree-Nation aponta a necessidade de plantar 4 mil milhões de árvores por ano durante os próximos 10 anos

by Cristiana Macedo | 12 Novembro 2019 12:33

A Tree-Nation, uma plataforma de reflorestação alerta em comunicado que “a cada minuto que passa o nosso planeta perde uma área florestal do tamanho de 36 campos de futebol”, o que significa que “13 milhões de hectares de floresta desaparecem todos os anos, uma área equivalente ao tamanho da Grécia”. Para a plataforma que “já conta com 5 milhões de árvores plantadas em 4 continentes diferentes” refere que as consequências desta situação são duplamente negativas para o nosso planeta: “a desflorestação representa cerca de 17% das alterações climáticas e tem um enorme impacto na emissão de gases do efeito de estufa, maior do que toda a indústria dos transportes”.

Para Maxime Renaudin, fundador e presidente da Tree-Nation “não vai ser possível combatermos as alterações climáticas senão pararmos a desflorestação. Precisamos de plantar 4 mil milhões de árvores por ano, nos próximos 10 anos apenas para compensar a desflorestação que tem ocorrido na última década”. O responsável acrescenta ainda que “as árvores são, pelo menos, 100 vezes mais baratas que a segunda melhor solução de armazenamento de carbono e trazem imensos benefícios ambientais e sociais. São um recurso natural que cresce por si só e não necessita da exploração de outros recursos para a sua produção”.

Com o objetivo de combater as alterações climáticas, a Tree-Nation coordena, numa única plataforma, esforços de reflorestação em todo o mundo, proporcionando uma forma bastante simples de ajudar o planeta. A plataforma tem mais de 70 projetos relacionadas com plantação de árvores em 33 países diferentes. Até à data, mais de 118 mil cidadãos e 1500 empresas usaram a plataforma para plantar árvores.

“As árvores tratam de alguns dos piores problemas que a nossa geração está a enfrentar: poluição, extinção das espécies, alterações climáticas, desertificação, desflorestação, inundações, pobreza, fome e ainda vírus mortais. Para muitas destes problemas, plantar árvores é uma parte crucial da solução e agora, tanto individualmente ou como empresa, as pessoas podem facilmente fazer a sua parte na luta para um futuro mais sustentável”, comenta Maxime Renaudin.

Com sede em Barcelona, a Tree-Nation usa a sua própria tecnologia para facilitar a plantação das árvores. A plataforma tem mais de 300 espécies de árvores disponíveis, tornando possível a participação de pessoas e empresas de todo o mundo. Cada árvore plantada tem um link próprio que permite fazer um acompanhamento do crescimento da árvore, dos valores de CO2 compensados, entre outros dados. Com este link, é ainda possível oferecer árvores como presentes. Esta plataforma também garante às empresas uma ferramenta para ligar a plantação de árvores aos seus objectivos pessoais de vendas, performance ou serviços, como parte de ações de marketing ou sustentabilidade.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/tree-nation-aponta-a-necessidade-de-plantar-4-mil-milhoes-de-arvores-por-ano-durante-os-proximos-10-anos/