Trimaran parte de Cascais para o mediterrâneo sensibilizando para o tema da poluição dos oceanos

Trimaran parte de Cascais para o mediterrâneo sensibilizando para o tema da poluição dos oceanos

Com o objetivo de alertar para o problema dos plásticos  e sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente de se proteger os oceanos, nos próximos dias 8 e 9 de maio, a Marina de Cascais vai receber um trimaran 100% sustentável.

Com 32 metros de comprimento, 23m de largura, e 15 toneladas de peso, o trimaran pertence à Fundação KRESK 4 OCEANS, criada no verão de 2021. Esta Fundação tem como objetivo de contribuir para a Década da Ciência dos Oceanos.

De acordo com uma nota, divulgada à imprensa, o barco vai percorrer o mediterrâneo para sensibilizar para o tema da poluição dos oceanos. Portugal, nomeadamente Cascais, vai ser o ponto de partida para esta missão de sensibilização que vai também passar pelas cidades de Barcelona, Marselha, Genova e Túnis Cartágo. O Trimaran parte dia 9 de Cascais, dia da celebração do Dia da Europa, e chega a França dia 20 de Maio, em celebração do dia Europeu do Mar.

Com o apoio das marcas SRV, Lazartigue e Fillmed, a Fundação está empenhada em escrever um futuro responsável, tendo três níveis de atuação:

  • Em terra, Reduce4Oceans: tomar medidas para garantir que o plástico nunca chegue ao oceano. O objetivo é recolher o plástico antes que chegue ao oceano e criar redes locais para a transformação do plástico.Upcycling: consiste na recuperação de materiais ou produtos e transforma-los em materiais ou produtos de alta qualidade ou extremamente úteis.
  • No mar, Sail4Oceans: ajudar a proporcionar um melhor entendimento no mar de poluentes e contaminantes
  • Para o Homem, Educate4Oceans: sensibilizar e educar as gerações futuras e o público em geral sobre a preservação do nosso património. Criação de uma plataforma educacional, aprovada pelo sistema educativo estatal francês, com o objetivo de explorar os desafios da proteção do oceano.

Não perca a oportunidade de visitar esta maravilha ao vivo, na Marina de Cascais, dias 8 e 9 de Maio, e aproveite para saber mais sobre a missão da Fundação KRESK 4 OCEANS.