UE e BEI juntam-se para auxiliar municípios e PME’s na descarbonização de edifícios e transportes

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Comissão Europeia divulgaram a iniciativa ELENA (Assistência Energética Local Europeia), que oferece subsídios para ajudar a preparar projetos de energia sustentável, como investimentos em eficiência energética e energias renováveis, com foco em edifícios e transporte urbano inovador.

O programa foi lançado para ajudar os Estados-Membros a atingir suas metas climáticas para 2030, nas quais a eficiência energética precisa ser priorizada. Por isso, o apoio pode ser solicitado para projetos sustentáveis nas áreas-chave de edifícios (públicos e residenciais), infraestrutura urbana (iluminação de ruas, aquecimento de distrito) e transporte público.

Para o período de 2014-2020, esse apoio foi concedido no âmbito do programa Horizon 2020 e continua durante o atual quadro financeiro plurianual (2021-2027) no âmbito do programa InvestEU.

O ELENA foi criado há 13 anos, como uma iniciativa conjunta da CE e do BEI, e atribuiu cerca de 284 milhões de euros de subvenções que ajudaram a mobilizar cerca de 9,3 milhões de euros de investimentos em eficiência energética.