UE, Leonardo DiCaprio e Global Wildlife Conservation unem-se para proteger biodiversidade

A União Europeia, o ator ambientalista e laureado com um óscar Leonardo DiCaprio e a Global Wildlife Conservation (GWC) lançaram duas iniciativas para proteger melhor o planeta em 2021, no valor de 34 milhões de euros.

A primeira iniciativa é a Rapid RESCUE, uma iniciativa de resposta rápida para ecossistemas, espécies e comunidades em situações de emergência, que reagirá rapidamente a ameaças emergentes em termos biodiversidade.

A segunda iniciativa destina-se a proteger o Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo, a área protegida mais rica em biodiversidade do continente africano, ajudando a reintroduzir os gorilas e outras espécies ameaçadas.

Ambas as iniciativas ilustram o compromisso da UE de concretizar o Pacto Ecológico Europeu em todo o mundo e a missão da GWC de preservar a diversidade da vida na Terra.

Jutta Urpilainen, comissária das Parcerias Internacionais, afirmou: “A biodiversidade está ameaçada em todo o mundo. A pandemia em curso apenas salientou ainda mais que a proteção de ecossistemas preciosos é crucial para o bom estado da vida selvagem. A nossa própria existência depende disso. Mas temos boas notícias. A Global Wildlife Conservation, Leonardo DiCaprio e a União Europeia estão a trabalhar em equipa para proteger melhor a biodiversidade e assegurar uma recuperação ecológica para as pessoas e o planeta após a crise da COVID-19”.

Leonardo DiCaprio declarou: “Este ano pudemos constatar que estamos num ponto crítico de viragem para o nosso planeta e que temos de optar por proteger e recuperar a vida selvagem e os ecossistemas, para o seu próprio interesse e para a nossa própria saúde. A atual pandemia, os incêndios devastadores na Amazónia, na Austrália e no Congo, os furacões cada vez mais fortes e frequentes nas Caraíbas e outras crises ambientais demonstraram que temos de redefinir a nossa relação com a natureza. Tenho a honra de trabalhar com a comissária Urpilainen, a UE e a GWC na constituição deste fundo para executar ações urgentes de conservação em todo o mundo”.

WES Sechrest, investigador principal e diretor executivo da Global Wildlife Conservation, declarou: “A biodiversidade do planeta está na base de ecossistemas saudáveis, que são essenciais para um planeta saudável para as pessoas e a vida selvagem. Só investindo em soluções baseadas na natureza, como a GWC e a Comissão Europeia estão a fazer, poderemos combater a dupla crise da extinção da vida selvagem e das alterações climáticas, bem como prevenir futuras pandemias. A UE está a ajudar a liderar estes esforços a nível mundial”.