Uma semana para experimentar novas mobilidades em Almada

Uma semana para experimentar novas mobilidades em Almada

A Câmara Municipal de Almada volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável.

De 16 a 22 de setembro , o programa de Almada conta com momentos de reflexão com especialistas nacionais e europeus para pensar as questões da mobilidade ao nível metropolitano. Mas também com sugestões de lazer para toda a família, como horas do conto, regatas no Tejo, manhãs desportivas no Parque da Paz.

Vivam os transportes públicos

As tão queridas Viagens a Troco de Lixo voltam a fazer parte do programa, prometendo bilhetes para os transportes públicos em troca de materiais recicláveis.

Quem já usa os transportes públicos será mimado com várias surpresas, entre as quais a oferta de um café e de uma peça de fruta, logo pela manhã. Mas há mais, os bilhetes de grupo ou família ficam a metade do preço, com a campanha 2+2.

A bicicleta pode ser transportada de forma gratuita no Metro Sul do Tejo ou no comboio da ponte.

E se combinar bicicleta, carro e comboio da Fertagus, estaciona de borla nos parques desta operadora.

A bicicleta é rainha

Além do afamado Almada Cycle Chic, que regressa no Dia Europeu Sem Carros, há muitos momentos para os fãs das duas rodas.

Ciclo-oficinas para pequenos arranjos gratuitos, aulas para aprender a andar de bicicleta em segurança na cidade, música ao vivo no Parque Infantil das Bicicletas, que aliás foi renovado, destacam-se no programa.

Estudantes são alvo

Os alunos do ensino secundário e universitário do concelho também não foram esquecidos nesta Semana Europeia da Mobilidade.

Os primeiros vão ser apresentados ao Almada Bus Saúde, que também pode ser uma alternativa às suas deslocações entre casa e escola.

No campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Monte de Caparica, os estudantes vão aceder à aplicação Lisboa Viagem para otimizar os seus trajetos em transportes públicos.