União Europeia apoia estudos sobre infraestruturas de transportes no valor 242 milhões de euros

A União Europeia (UE) vai apoiar 68 estudos destinados a preparar o terreno para projetos de construção de ligações de transporte em falta e que eliminem estrangulamentos em todo o continente, reforcem os transportes sustentáveis e criem postos de trabalho.

O boletim informativo da Comissão Europeia, refere que o financiamento de 242,2 milhões de euros do Mecanismo Interligar a Europa contribui para o compromisso da Comissão em criar uma rede de transportes eficiente do ponto de vista ambiental, segura para os seus utilizadores e impulsionada por soluções inteligentes.

“Mais de metade dos projetos apoiados ajudará a criar uma rede ferroviária europeia mais forte, reforçando as ligações transfronteiriças e os troços essenciais — este aspeto reveste-se de particular interesse no Ano Europeu do Transporte Ferroviário”, lê-se no boletim.

Os projetos irão também melhorar as infraestruturas e resolver problemas de capacidade do transporte por vias navegáveis interiores e dos portos marítimos, nomeadamente com abastecimento de energia elétrica a partir da rede terrestre para reduzir as emissões dos navios atracados.

Segundo a Comissão, todos estes projetos ajudarão a cumprir os objetivos em matéria de clima, tal como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu.