A Comissão Europeia está a apoiar Portugal no combate aos incêndios florestais que têm afetado o país este verão, depois de a 15 de agosto, o território ter acionado o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, solicitando quatro aviões de combate a incêndios.
Desde então, foram já mobilizados vários meios aéreos rescEU: dois aviões provenientes da Suécia, operacionais em Portugal desde 20 de agosto; um helicóptero de França, a operar desde 20 de agosto; e dois aviões da Grécia, com chegada prevista para esta sexta-feira, 22 de agosto.
Também no terreno, equipas de combate a incêndios da Letónia (posicionada em Trancoso entre 1 e 15 de agosto) e de Malta (em Almeirim entre 16 de agosto e 15 de setembro) estão destacadas em Portugal para reforçar o trabalho das equipas nacionais. Em paralelo, o serviço de mapeamento por satélite Copernicus foi ativado para apoiar as autoridades portuguesas com informação detalhada sobre a área ardida e a evolução dos incêndios, nomeadamente na região das Beiras e Serra da Estrela.
Estes esforços complementam o pré-posicionamento de mais de 670 bombeiros de 14 países europeus em França, Grécia, Portugal, Espanha e Itália, assim como 22 aviões e quatro helicópteros coordenados e cofinanciados pela União Europeia, no âmbito da sua estratégia de preparação do Mecanismo de Proteção Civil.








































