União Europeia sensibiliza setubalenses para redução do uso do plástico

União Europeia sensibiliza setubalenses para redução do uso do plástico

A Comissão Europeia, em parceria com o Parlamento Europeu, promove, em Setúbal, uma campanha de sensibilização para a redução do uso de plástico que tem como lema “REUSE, RECICLE, RECUSE”.

De acordo com a Lusa, o objetivo é sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos comerciais e os cidadãos em geral para a necessidade de mudar os hábitos no uso de plásticos como palhinhas, copos ou colheres de café.

A iniciativa, organizada pela representação da Comissão Europeia e Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, projeto Ocean Alive (de proteção dos oceanos) e o Instituto Politécnico de Setúbal, está inserida na Estratégia Europeia para os Plásticos.

Segundo um comunicado do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, durante as ações de sensibilização em Setúbal, será também divulgada a plataforma de apelo ao voto nas Eleições Europeias 2019 (www.destavezeuvoto.eu), que permite a inscrição dos cidadãos que queiram receber informação da União Europeia sobre diversas áreas em que estejam interessados.

Além de ações de divulgação em diversos estabelecimentos e locais públicos da cidade de Setúbal, a campanha de sensibilização inclui ainda um debate – `Diálogo com os Cidadãos´ – sobre a Estratégia Europeia para os Plásticos.

O “Diálogo com os Cidadãos” conta com a presença do diretor-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Kestutis Sadauskas, Raquel Gaspar, da Ocean Alive, e um representante da Comissão Coordenadora da Região de Lisboa e Vale do Tejo.