1

Universidade de Coimbra promove curso sobre segurança em incêndios florestais

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anunciou a realização de um curso sobre segurança em incêndios florestais.

A formação decorrerá no Auditório Laginha Serafim, do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, entre as 9:00 horas e as 17:00 do dia 28 de abril.

Num comunicado, a Universidade de Coimbra avança que o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI tem-se dedicado, ao longo dos últimos anos, inteiramente aos aspetos ligados ao comportamento do fogo e à segurança das pessoas.

Assim, no novo curso lançado pela universidade, o CEIF incorporará alguns dos ensinamentos essenciais obtidos a partir da análise dos principais incêndios da última década, bem como do seu longo programa de investigação continuada nesta temática.

O “panorama dos incêndios florestais em Portugal”, os “incêndios florestais e a meteorologia”, a “preparação física no combate a incêndios”, os “princípios fundamentais de segurança”, o “comportamento extremo do fogo” e ainda o “estudo de acidentes passados e respetivas lições aprendidas” serão os temas abordados no âmbito deste curso.

As intervenções ficarão a cargo da equipa da ADAI, que conta com a coordenação do professor Domingos Xavier Viegas.

O curso destina-se especialmente a bombeiros, técnicos de proteção civil, técnicos autárquicos, técnicos florestais, produtores florestais, sapadores, GNR e cientistas, mas a Universidade de Coimbra refere que qualquer pessoa com interesse na temática segurança em incêndios florestais pode participar.

Quem participar na formação receberá um certificado de presença com a carga horária descriminada. As horas de formação serão registadas pela Escola Nacional dos Bombeiros (ENB) na ficha individual de cada bombeiro.