Universidade de Évora lança campanha de análise técnica e reparações gratuitas a sistemas fotovoltaicos antigos

Universidade de Évora lança campanha de análise técnica e reparações gratuitas a sistemas fotovoltaicos antigos

Categoria Advisor, Agenda

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar uma campanha de recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos (idealmente mais de 15 anos) de exposição ao sol, no âmbito do projecto GRECO (H2020).

O caso ideal para o objetivo científico desta ação, que consiste em investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, consiste num sistema fotovoltaico que satisfaça três condições: que tenha mais de 15 anos de idade; que foi cuidadosamente caracterizado durante o seu arranque, de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas e que todas as suas informações operacionais estão disponíveis: produção mensal, limpezas e anomalias.

As três condições anteriores não são mandatórias para a participação nesta campanha, constituem a definição do caso ideal para o estudo deste projecto.

Depois desta recolha de dados inicial serão selecionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa técnica deste projeto irá realizar uma inspeção técnica (medidas de comportamento elétrico, curvas I-V, termografias, etc.) e avaliar o seu desempenho, com entrega gratuita do relatório ao proprietário do sistema.

Caso sejam detetados módulos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.

A participação nesta campanha é totalmente gratuita e completamente confidencial. Pode fazer o seu registo aqui.