Universidade do Algarve integra consórcio europeu para criar mestrado em Ecohidrologia Aplicada

Universidade do Algarve integra consórcio europeu para criar mestrado em Ecohidrologia Aplicada

Categoria Advisor, Formação

Quatro universidades europeias juntaram-se num consórcio para criar o Mestrado Erasmus Mundus em Ecohidrologia Aplicada (MAEH-EM). Coordenado pela Universidade do Algarve (UAlg), este mestrado tem como parceiras a Universidade de Lodz (Polónia), a Technische Hochschule Lübeck (Alemanha) e a Universidade de Antuérpia (Bélgica).

Com um caráter inovador, reconhecido pela União Europeia e pelo programa Erasmus Mundus, o MAEH-EM procura “encontrar e implementar soluções de base natural, harmonizadas com soluções de engenharia, quando necessário, de forma a assegurar a qualidade dos ecossistemas aquáticos, promovendo a gestão sustentável dos seus usos”, refere um comunicado divulgado pela UAlg.

Os licenciados em MAEH-EM beneficiarão de uma visão holística e dos conhecimentos técnicos necessários para resolver os problemas complexos e multifatoriais da segurança da água e da sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos, atualmente e no futuro.

O programa deste mestrado funde, ainda, as competências e a perícia de quatro universidades europeias e coopera estreitamente com peritos, empresas e instituições UNESCO com elevados conhecimentos em ciência da água.

Para Luís Chícharo, coordenador deste mestrado, “o MAEH-EM reveste-se de primordial importância porque contribui para a formação de profissionais que, com base no conhecimento teórico e prático aprofundado sobre os sistemas aquáticos, irão desenvolver, implementar e gerir as soluções baseadas na natureza, protegendo a qualidade dos ecossistemas aquáticos e assegurando o equilíbrio e a sustentabilidade dos usos para a sociedade e para os ecossistemas”. Contudo, explica, “a importância da contribuição global do MAEH foi reconhecida pelo programa Erasmus Mundus da União Europeia e conta com o apoio da Programa de Ecohidrologia da UNESCO. Para além disso, “o MAEH-EM responde a vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”.

Para mais informações, pode consultar aqui.